Aconteceu na última sexta-feira (16/10) o 1º Simpósio: A Inserção da Mulher na Gestão Esportiva. Este evento, realizado no Museu do Futebol, foi uma realização do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing Esportivo e MKT World Sport Business, com apoio institucional do Museu do Futebol, ABRIESP, APMP Mulher, FUPE e Liga Esportiva Universitária Paulista, com patrocínio da Bradesco Esportes FM e Primicia Serviços.
A REMS – Rede Esporte pela Mudança Social esteve presente logo na abertura, com a Neide Santos do Projeto Vida Corrida, contando um pouquinho sobre o projeto e sua emocionante história de vida. Em sua fala, Neide destacou a relevância de fazer parte da rede e como isso a ajudou com o aprimoramento de seu projeto.
Em seguida, aconteceu o primeiro painel, que abordou o tema “O mercado do esporte no Brasil e no mundo”. Novamente a REMS esteve presente, com a Joana Miraglia, do Instituto Reação. Também fizeram parte deste painel Sarah Buchwitz (Head de Marketing da ESPN), Dra. Samia Hallage (Psicóloga esportiva) e Alessandra Alves (Jornalista esportiva da Band News FM). Podemos destacar na fala da Joana a importância da construção do Sistema Nacional do Esporte como grande legado dos Jogos e a necessidade de investimentos não só no período dos jogos e também não apenas no esporte de alto rendimento. Joana reforça o posicionamento da REMS: é indispensável uma atenção especial para o esporte de base, inclusivo, o #EsporteParaTodos.
O próximo painel, com o tema “A mulher na gestão do esporte”, teve a REMS novamente representada, com Ana Moser, do Instituto Esporte e Educação. Também participaram deste momento Beth Romero (Jornalista Bradesco Esportes FM), Stephanie Figer (Gerente de Projetos do Grupo Figer), Lisete Frohlich (Presidente do Riograndense FC) e Esther Fasterra (Comitê Organizador Rio 2016).
Na parte da tarde foram realizados dois painéis: o primeiro denominado “A mulher no marketing esportivo”, com Soninha Francine (Comunicadora), Clarisse Setyon (Coordenadora do MBA de Marketing Esportivo da ESPN), Patrícia Pimentel (Gestora de Patrocínios da Allianz Parque) e Juliana Nascimento (Diretora de Negócios da CSM Brasil) e, o segundo, chamado “Oportunidades e tendências”, com Vanessa Ruiz (Jornalista Multimidia), Renata Ruel (Árbitra e instrutora de futebol da CBF), Gisella Duarte (Marketing da Federação Paulista de Volleyball) e Fabiana Bentes (Diretora de Projetos Esportivos do BID).
Para mais informações sobre o evento, acesse o site: http://www.mulhernagestaoesportiva.com.br