Semana do Brincar!

A edição de 2018 da Semana Mundial do Brincar (SMB) acontece entre 20 e 28 de maio. Desta vez, o tema gira em torno da corporeidade da criança e também do que vai além da matéria e mergulha na essência: “Brincar de Corpo e Alma”. É um chamado sobre a importância da criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar. Assim, trabalhar respeito, responsabilidade, individualidade, criatividade e ludicidade com o corpo.

Ponto a ponto, com calma e atenção, os últimos temas da SMB vão se construindo e entrelaçando. Em 2017, a ideia de se perceber o ritmo vital da infância veio com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. No ano anterior, tratou-se do espaço e sua possibilidade de encantamento, com “O Brincar que Encanta o Lugar”. Em ambos, o convite foi de pensar o ser e estar no mundo, nesse contínuo tempo-espaço. Agora em 2018, a proposta é trabalhar a corporeidade e os sentidos, seguindo um trajeto que parte da alma e desemboca no brincar livre.

A criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo, sem precisar de muitos artefatos. Sentir o abraço da terra molhada entre os dedos dos pés descalços, vibrar com os toques e batuques das mãos criando ritmo pelo corpo, correr até dizer chega ou ficar imóvel, fechar os olhos e sentir a brisa no rosto. Brincar de imaginação em seu quintal interior, onde tem espaço para divagar, imaginar fantasias, ser fada ou herói.

Trata-se de uma campanha aberta a todos que se sentem chamados por celebrar a importância do brincar livre para a infância. Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação – o importante é que ela seja gratuita. Basta preencher o formulário disponibilizado no site abaixo – não é necessário aguardar validação da atividade inscrita – e botar a ideia em prática.

http://aliancapelainfancia.org.br/vem-brincar-de-corpo-e-alma-na-smb-2018-inscreva-aqui-sua-acao/

Esporte na Rua-64

 

Veja também

Quando organizações sociais e profissionais se reúnem para escutar, trocar e construir juntas, nasce algo que vai além de um evento.
Entre os dias 24 e 26 de junho de 2025, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo foi palco da 7ª edição da Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (SIEMS). Organizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), com apoio da Nike, B3 Social, Instituto Assaí, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e EACH-USP, o evento reuniu participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior para discutir o esporte como fator de transformação social.
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma das maiores mobilizações da REMS: o Esporte na Rua. Com o tema Natureza e Bem Viver, a 8ª edição do evento reuniu 52 organizações associadas e mais de 4.500 pessoas em 28 cidades brasileiras, reafirmando o esporte como fator de desenvolvimento humano e como ponte para o vínculo com o território, o meio ambiente e o cuidado coletivo
A Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (SIEMS) está de volta — e, em 2025, chega à sua 7ª edição com ainda mais energia para reunir, inspirar e fortalecer quem acredita no esporte como fator de transformação social.