Líder mundial em materiais esportivos investe no esporte como fator de desenvolvimento humano
A Nike e a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) acabam de renovar o contrato de apoio por mais um ano. A marca, que desde sua fundação acredita no poder do esporte como fator de desenvolvimento de crianças e adolescentes, tem há 10 anos a REMS como grande parceira para fortalecer 86 organizações nao-governamentais que atuam com esporte em todo território nacional.
“Contar com o apoio da Nike, que mobiliza esforços e recursos nos países onde atua em prol do esporte pela mudança social é algo que nos motiva ainda mais todos os dias”, diz William Boudakian de Oliveira, Diretor Executivo do Instituto Barrichello, organização responsável pela Secretaria Executiva da REMS.
No Brasil, segundo pesquisa recente do IBGE, 100,5 milhões de pessoas não praticam esportes ou qualquer atividade física. Como impacto, ainda de acordo com o instituto, 20% da população sofre de obesidade, o que contribui no curto prazo para gastos alarmantes com saúde pública. O estudo Desenhado para o Movimento, realizado por instituições renomadas e especialistas em esporte para crianças, aponta que se nada for feito, a próxima geração de crianças poderá viver até 5 anos a menos que seus pais.
“O país vive uma epidemia de inatividade física e queremos virar esse jogo”, diz Alice diretora de Impacto Comunitário da Nike. “A Nike acredita no potencial do esporte para desenvolver uma criança, uma comunidade, um país. Apoiando a REMS estamos fortalecendo dezenas de instituições que promovem acesso ao esporte para crianças de todo o país” No Brasil, a marca apoia 14 programas com o foco em oferecer oportunidades de prática de esporte e atividade física para crianças e adolescentes.
Para Boudakian, a mobilização da sociedade, das organizações e governos é uma pauta urgente para melhorar a condição de vida e de saúde da população. Investir mais para tornar a população ativa significa reduzir os gastos com saúde no futuro. “A Nike participou da fundação da REMS em 2007 e tem sido nossa parceira desde então contribuindo não apenas com recursos financeiros, mas ideias, propostas e trabalhando ao nosso lado no combate à inatividade física, especialmente durante a infância”, afirma.
Para esse ano, em que comemora 10 anos, a REMS está preparando diversas ações por todo o País com as instituições participantes. “As comemorações vão se estender por todo ano. De 21 a 27 de agosto, teremos a Semana REMS com atividades acontecendo em todas as regiões do Brasil”, afirma Boudakian.
Sobre a REMS
A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) reúne hoje 86 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 100 mil atendimentos por ano no Brasil. Foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Mais informações: https://rems.org.br/br/.
Sobre a área de Impacto Comunitário da Nike:
A Nike acredita que o esporte tem o poder de mudar o mundo e aumentar o potencial humano. Entretanto, as pessoas se movimentam cada vez menos, e a atual geração de crianças é a menos ativa de todos os tempos. Por isso a Nike trabalha para que crianças com idade entre 7 e 12 anos sejam ativas desde cedo – e para sempre. Crianças ativas são mais felizes, saudáveis e bem-sucedidas. Junto com funcionários, parceiros, consumidores e atletas da marca, a Nike também apoia causas importantes, que ajudam comunidades de todo o mundo. Para mais informações, clique aqui.