Rede Esporte pela Mudança Social e Ministério da Cidadania debatem ações de desenvolvimento a partir de práticas esportivas

Com a participação de 116 organizações esportivas e atletas de destaque no Brasil, a REMS entregou uma Carta com propostas para o setor esportivo.

Nesta segunda-feira (15/04/2019), a REMS se reuniu em São Paulo com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, para apresentar a Rede e trazer sugestões para a criação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao esporte para o desenvolvimento humano. Também participaram do encontro o Secretário Especial do Esporte, Marco Aurélio Vieira, o Secretário Especial da Cultura, Henrique Pires e a ONG Atletas pelo Brasil, membro da REMS.

A REMS apresentou importantes assuntos, relacionados à manutenção do Conselho Nacional do Esporte, o aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte, o aperfeiçoamento do Sistema Nacional do Esporte e a aprovação do Plano Nacional do Desporto.  Na ocasião, o Ministro se comprometeu a retomar as reuniões do Conselho Nacional do Esporte. Confira aqui o documento elaborado e entregue pela REMS.

Após ouvir as demandas da Rede, Osmar Terra fez uma apresentação com o balanço da atuação do Ministério da Cidadania e com as propostas que estão no horizonte do governo, especialmente na área do esporte. Ao final da reunião, o Ministro enfatizou que está disposto a realizar novos encontros, para seguir trabalhando em conjunto com a Rede. Também disse que fará os encaminhamentos necessários com o Presidente Jair Bolsonaro.

Representando a REMS, esteve presente William Boudakian, Diretor Executivo do Instituto Família Barrichello, os atletas Flávio Canto, do Instituto Reação, Janeth Arcain, do Instituto Janeth Arcain e Ana Moser, do Instituto Esporte & Educação e Atletas pelo Brasil. Os atletas Nelson Aerts, William Machado, Aline Pelegrino e Arnaldo Oliveira da Atletas pelo Brasil também participaram.

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) foi fundada em 2007 por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e reúne atualmente 116 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano. Juntas, levam o esporte e a atividade física a mais de 400 mil pessoas por ano em 20 estados no Brasil, envolvendo mais de 10 mil funcionários e voluntários.

2019_04_16 WhatsApp Image 2019-04-15 at 23.01.41

Marco Aurélio Vieira (Secretário Especial do Esporte), Henrique Pires (Secretário Especial da Cultura), Ana Luiza Carrança (Coordenadora da REMS), William Boudakian (Diretor Executivo do Instituto Família Barrichello – REMS), Vinícius Calixto (consultor de representatividade e advocacy da REMS) e Osmar Terra (Ministro da Cidadania).

Mais fotos aqui!

Veja também

O esporte em defesa da vida

Manifesto e Agenda REMS 2030 – O Esporte em defesa da Vida

Pular para o conteúdo