Generation Amazing: com vista à Copa de 2020, jovens do Catar e região visitam a Gol de Letra

Crianças e jovens da Jordânia, Catar, Paquistão e Nepal estiveram durante o mês de junho na Gol de Letra em São Paulo para um dia de atividades em conjunto com o programa Jogo Aberto*. Ao todo, eram 22 jovens de diferentes culturas e repertórios que, junto com os tutores de cada país, vieram a diferentes organizações brasileiras para conhecer algumas iniciativas de esporte para o desenvolvimento humano.

Intercambio Right to Play_20140624_Vanie (139)(2)“Essa é uma experiência fantástica! Conhecemos projetos semelhantes, diferentes realidades, mas a mesma vontade de usar o esporte em prol de algo bom”, comenta Khadija Kazmi, uma das tutoras do Paquistão e que comentou que na comunidade onde vive “muitas crianças não têm a oportunidade de estudar porque precisam trabalhar desde cedo”.

Também do Paquistão, vem a jovem Usla, de 15 anos e que jogou futebol pela primeira vez na vida no Brasil.  “Em casa, costumo jogar criquet”, diz ela. Talvez por isso, o jogo envolvendo os jovens da Gol de Letra com os da Generation Amazing tenha sido um dos que mais os jovens tentavam pegar a bola com as mãos. Uma reação por instinto, mas nada que tenha atrapalhado o andamento do jogo.

Intercambio Right to Play_20140624_Vanie (47)(2)Antes disso, jovens brasileiros e estrangeiros se juntaram para exercícios de interação e em seguida treino de capoeira, misturando meninos e meninas, de diferentes idades e idiomas.

O Generation Amazing, como se chama esse projeto de intercâmbio, é uma parceria do Comitê de Legado e Entrega da Copa no Catar em 2022 em parceria com a ONG internacional Right to Play. Na primeira parte do projeto, foi oferecida a esse grupo de jovens uma formação com metodologias de esporte para desenvolvimento humano para que eles iniciem um movimento de mudança positiva através do esporte nas suas comunidades. Em seguida, foi oferecida uma experiência internacional, cultural e de troca metodológica com organizações reconhecidas no Brasil e indicadas pela REMS (Rede do Esporte para a Mudança Social), da qual a Gol de Letra faz parte desde o início.

Intercambio Right to Play_Bruna (352)editada(2)

Junto com os jovens, veio ao Brasil toda uma comitiva da Right to Play e do projeto Genaration Amazing, entre eles, o treinador sérvio Bora Milutinovic, que já disputou cinco Copas do mundo com diferentes países e desta vez veio ao Brasil para acompanhar os jovens.

“Bora é um dos apoiadores do grupo e aceitou participar da viagem também como uma maneira de divulgar ainda mais o projeto”, comenta Rosa D’Alessandro, gerente de programas da Generation Amazing.

Segundo ela, “o objetivo final é que os jovens retornem a suas comunidades, usem o conhecimento adquirido para desenvolver projetos esportivos beneficiando outros jovens de uma maneira positiva, utilizando o esporte como ferramenta de transformação em diferentes partes do mundo”, conta.

Intercambio Right to Play_Bruna (277)(2)

*Matéria originalmente publicada no site da Fundação Gol de Letra

Veja também

O esporte em defesa da vida

Manifesto e Agenda REMS 2030 – O Esporte em defesa da Vida

Pular para o conteúdo