Mapa Sistêmico – Redes Vidas Ativas

Nos dias 12 e 13/07/2023, a Redes Vidas Ativas (da qual a REMS faz parte, junto com o Prodhe, a Caraminhola, o Celafiscs, a Sbafs e o Sesc SP) promoveu um curso chamado “Aprendendo a criar mapas sistêmicos para problemas complexos”, constituído por uma parte teórica conceitual e, outra, prática, com a construção de um mapa.

Entender problemas complexos tem se tornado cada vez mais necessário no mundo de hoje, mas continuamos usando formas de pensar que são insuficientes para isso. Este curso prático introduziu os princípios e alguns métodos para mapear e entender problemas complexos de forma mais holística e dinâmica. Ao final do curso, os participantes conseguiram entender um pouco melhor o que é e como usar o pensamento sistêmico em seu trabalho e algumas ferramentas práticas para isso.

Quarenta pessoas participaram do curso no dia 12, dentre elas, sete participantes da Redes Vidas Ativas que, no dia seguinte, foram facilitadores do processo de elaboração de um Mapa Sistêmico focado em modos de vida ativos em populações em situação de vulnerabilidade. O curso foi uma introdução ao pensamento sistêmico. O processo coletivo e a participação de pessoas que impactam o sistema a ser mapeado de diversas formas, mesmo que de maneiras conflitantes, tornam o mapa mais completo e com mais possibilidades de visualizações de intervenções no sistema e seus ciclos de reforço e/ou equilíbrio.

No dia 13, vinte e cinco pessoas que trabalham com temas diversos que impactam os modos de vida ativos participaram da elaboração do Mapa Sistêmico. Tivemos desde docentes de universidades (como a USP) até líderes comunitários, com os conhecimentos de todas e todos sendo valorizados ao longo do processo. A elaboração do mapa foi refinada nos encontros mensais da Redes Vidas Ativas, bem como o diálogo sobre sua utilização para incidência política e colaboração na maior integração de políticas públicas sinérgicas.

Mapa finalizado: https://kumu.io/redes-vidas-ativas/redes-vidas-ativas

image
image 1

Veja também

Pular para o conteúdo