Inscrições abertas para Ciclo Formativo em Ciência Cidadã para promoção de vidas ativas 

A Redes Vidas Ativas inicia neste mês um ciclo formativo sobre Ciência Cidadã, voltado a pessoas interessadas em temas como esporte, atividade física, saúde, mobilidade urbana, participação social e promoção de vidas ativas. 

Ao longo de quatro encontros, realizados mensalmente, o público será convidado a conhecer fundamentos conceituais, experiências práticas e metodologias participativas que fortalecem a leitura crítica dos territórios, a produção de evidências e o diálogo com políticas públicas. 

A proposta articula sociedade civil, pesquisadores e organizações, valorizando saberes locais e processos coletivos de investigação. 

Primeiro encontro aborda conceitos e aplicações da Ciência Cidadã 

Neste primeiro módulo, o foco estará na apresentação dos conceitos, origens e princípios da Ciência Cidadã, situando seu desenvolvimento histórico e suas aplicações contemporâneas, especialmente em contextos urbanos. 

Também serão apresentados exemplos nacionais e internacionais que demonstram como a participação cidadã na coleta e análise de dados pode contribuir para diagnósticos mais precisos sobre desigualdades territoriais e para a qualificação de decisões públicas. 

O encontro também propõe a construção de um repertório comum entre os participantes, que servirá de base para os próximos módulos do ciclo. 

Uma construção coletiva entre diferentes instituições 

O projeto reúne facilitadores e experiências de diferentes instituições que compõem a Redes Vidas Ativas: Sesc CPF, REMS, CELAFISCS, Cidade Ativa, Corrida Amiga, PRODHE/CEPEUSP e SBAFS. 

Entre os facilitadores está Silvia Stuchi, gestora ambiental pela EACH-USP, mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp e diretora do Instituto Corrida Amiga. Sua atuação é voltada a temas como mobilidade ativa, sustentabilidade, direito à cidade e inovação social. 

Sobre as inscrições 

As inscrições para o primeiro encontro estão abertas no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e pelo aplicativo do Sesc. 

As inscrições serão realizadas separadamente para cada encontro. A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas. 

Ciclo Formativo em Ciência Cidadã para Promoção de Vidas Ativas 

Datas: 21/05, 18/06, 23/07 e 20/08 
Horário: das 14h às 17h 
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP 
(Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo/SP) 

Após o início da atividade não será possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível. 

Ao término do curso, os participantes poderão solicitar declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br. O documento será enviado em até 30 dias. 

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade pelo e-mail atendimento.cpf@sescsp.org.br. 

Veja também

Quando o esporte encontra intencionalidade, ele deixa de ser apenas prática e se torna caminho. O Programa Skate pela Mudança Social nasce desse encontro.