HURRA! realiza aula de introdução ao Rugby em escolas da zona sul de São Paulo

hurra-sud-menucci

Desde 2009 quando começou seus trabalhos, mais de 25 mil crianças foram introduzidas aos valores e ao poder transformador do Rugby pela HURRA! (membro da REMS), mas mesmo assim, a cada nova turma que apresentam o esporte, esta organização se surpreende com a animação e disposição em aprender que as crianças mostram.

No último mês, foi a vez dos alunos da EMEF Sud Menucci e Fábio Agazzi, localizadas na zona leste da capital paulista, conhecerem o esporte. A Associação Hurra! já atua nas unidades desde 2015, mas com o reinício das aulas, novas turmas terão aulas da modalidade Tag Rugby (que utiliza fitas presas ao corpo ao invés do contato físico que caracteriza o esporte) durante as aulas de educação Física.

O educador Alberto Bispo, ao lado da professora Josie apresentaram o esporte para mais de 400 crianças da 1a à 7a série nas duas escolas. “Levar um esporte considerado diferente do que elas costumam participar e ver, é uma experiência de extrema importância e aprendizado, pois rompe com padrões e estruturas de aprendizado (circuitos neurais), sociais e culturais.” comentou a professora.

Tão importante quanto a prática esportiva, rapidamente é possível ver que os valores do esporte vão contagiando os alunos e os incentivando a tomar ação. “Vejo meninos e meninas ensinando as crianças menores e, fazendo com amor. Tenho um aluno que saiu da escola e retornou só por causa do Rugby. Acho que os Jogos Olímpicos ajudam na visibilidade do Rugby, mas sinto que o trabalho dos educadores da Hurra em parceria com professores e professoras atinge com mais profundidade.”

Veja também

Quando organizações sociais e profissionais se reúnem para escutar, trocar e construir juntas, nasce algo que vai além de um evento.
Entre os dias 24 e 26 de junho de 2025, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo foi palco da 7ª edição da Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (SIEMS). Organizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), com apoio da Nike, B3 Social, Instituto Assaí, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e EACH-USP, o evento reuniu participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior para discutir o esporte como fator de transformação social.
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma das maiores mobilizações da REMS: o Esporte na Rua. Com o tema Natureza e Bem Viver, a 8ª edição do evento reuniu 52 organizações associadas e mais de 4.500 pessoas em 28 cidades brasileiras, reafirmando o esporte como fator de desenvolvimento humano e como ponte para o vínculo com o território, o meio ambiente e o cuidado coletivo
A Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (SIEMS) está de volta — e, em 2025, chega à sua 7ª edição com ainda mais energia para reunir, inspirar e fortalecer quem acredita no esporte como fator de transformação social.