Encontros Semestrais

XXI ENCONTRO DE MEMBROS – FEVEREIRO/MARÇO DE 2018

O XXI ENCONTRO DE MEMBROS DA REMS aconteceu no Hotel Recanto Wirapuru, na Rede Cuca Jangurussu e na Arena Castelão, em Fortaleza – CE. Neste encontro apresentamos as ações da REMS realizadas no ano, fizemos a prestação de contas, discutimos as formas de participação dos membros na rede, construímos um calendário para as ações do próximo ano e planos para cada regional da REMS, abordamos formas alternativas de financiamento, e fizemos novamente o FÓRUM: O ESPORTE QUE QUEREMOS, com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. Seus objetivos eram debater a promoção das atividades físicas e esportivas e seu alinhamento com a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, considerando o Relatório Nacional do Desenvolvimento Humano do Brasil (RDH), elaborado pelo PNUD, e formas de financiamento para atividades físicas e esportivas.
Para apresentar e debater sobre o RDH, foi convidado Gabriel Cabral de Miranda Vettorazzo, Assistente de Projetos do PNUD. Já no momento do debate sobre formas de financiamento, os convidados foram 4: Sr. Marcelo Soldon, Coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento do Esporte da Secretaria do Esporte do Governo do Estado do Ceará, abordando Lei de Incentivo ao Esporte; Sr. Márcio Araujo, Presidente da Rede Cuca, apresentando um case de parceria entre a Rede Cuca e o BID; Sr. Sérgio Rosenhek, da área de Impacto Comunitário da Nike, falando sobre politicas de investimento e Sra. Bia Fiuza Barros, Diretora Executiva do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, abordando captação com pessoas físicas. Como mediador, tivemos o Sr. Rafael Luis Azevedo, autor do site Verminosos por Futebol e coordenador do portal Tribuna do Ceará.

Resultados

  • Realização de 16 encontros para as organizações da REMS, comemorandoos resultados positivos dos esforços da rede e articulando políticas estratégicas.
  • Atividades variadas, como apresentações, assembleias, oficinas práticas, debates, visitas às organizações, dinâmicas lúdicas.
  • Promoção de troca de conhecimento entre os membros e capacitações.

Plataforma mais esporte brasil

A REMS desenvolveu uma plataforma chamada “Mais Esporte Brasil”, que tem a intenção de informar e engajar sobre o “movimento” em prol de uma nova cultura esportiva brasileira, englobando a criação de um sistema nacional de esporte, aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte, implantação de programas para todas as populações (crianças, jovens, adultos e idosos), entre outras causas que são da rede e de seus parceiros.

O conteúdo inicialmente apresentado foi produzido a partir das apresentações realizadas no II Seminário Esporte e Desenvolvimento Humano, que fez parte da III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social em novembro de 2014. A plataforma compartilha experiências nacionais e internacionais na área do esporte para desenvolvimento humano e aponta caminhos possíveis para o incremento de programas e políticas de lazer ativo, atividade física e esporte no Brasil.