Encontros Semestrais

XX Encontro de Membros – AGOSTO DE 2017

O XX Encontro de Membros da REMS aconteceu na Casa da ONU (PNUD) e no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília – DF. Na parte interna do encontro (somente para membros), realizamos uma Apresentação e Workshop: Parâmetros e Princípios para Políticas Públicas de Esporte e ações dos Membros da REMS, uma Oficina sobre REPRESENTATIVIDADE, uma Apresentação sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 e dinâmica de grupo: Quais ODS se relacionam com a REMS? Também foi realizado um evento externo (não somente para membros) chamado Fórum: O esporte que queremos para o Brasil, com o objetivo de desafiar a sociedade, governos e acadêmicos a refletir sobre a urgência de pautarmos as políticas públicas de esporte e atividade física nos diferentes contextos, considerando os dados e pesquisas que já temos e deveriam contribuir para nortear as decisões dos gestores em torno das necessidades da população. Abordamos também o trabalho entre os Ministérios (Esporte, Educação e Saúde). Participaram deste momento: Ana Luiza Carrança e William F. B. Oliveira (Sec. Exec. REMS), Secretária Leila Barros – Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer do DF, Ricardo Vidal, do Instituto Joaquim Cruz, Reinaldo Pacheco – Professor na EACH – USP; Andrea Bolzon – Coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do PNUD, José Rafael Miranda – Coordenador-Geral de Políticas Pedagógicas da Educação Especial – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Ministério da Educação e  José Candido da Silva Muricy – Diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte – Ministério do Esporte.

Resultados

  • Realização de 16 encontros para as organizações da REMS, comemorandoos resultados positivos dos esforços da rede e articulando políticas estratégicas.
  • Atividades variadas, como apresentações, assembleias, oficinas práticas, debates, visitas às organizações, dinâmicas lúdicas.
  • Promoção de troca de conhecimento entre os membros e capacitações.

Plataforma mais esporte brasil

A REMS desenvolveu uma plataforma chamada “Mais Esporte Brasil”, que tem a intenção de informar e engajar sobre o “movimento” em prol de uma nova cultura esportiva brasileira, englobando a criação de um sistema nacional de esporte, aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte, implantação de programas para todas as populações (crianças, jovens, adultos e idosos), entre outras causas que são da rede e de seus parceiros.

O conteúdo inicialmente apresentado foi produzido a partir das apresentações realizadas no II Seminário Esporte e Desenvolvimento Humano, que fez parte da III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social em novembro de 2014. A plataforma compartilha experiências nacionais e internacionais na área do esporte para desenvolvimento humano e aponta caminhos possíveis para o incremento de programas e políticas de lazer ativo, atividade física e esporte no Brasil.