Em 2017, a Rede Esporte pela Mudança Social estabeleceu que iria organizar suas ações em 3 principais eixos: gestão do conhecimento (compartilhamento de conhecimentos ligados ao esporte pela mudança social), representatividade (defesa do esporte pela mudança social em diferentes espaços, articulando diferentes atores) e mobilização (realização de atividades em conjunto – com base nos outros 2 eixos).
A agenda foi intensa devido à celebração de seus #10anosREMS: foram realizados eventos comemorativos em Fortaleza, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Também aconteceram 2 Encontros de Membros (em São Paulo e Brasília) onde, além dos encontros, foram feitos 2 Fórum Abertos a todos os interessados, com os temas “Sistema Nacional do Esporte” e “Impacto de dados e pesquisas nas políticas públicas”.
A rede também aumentou de tamanho, em 2017 entraram 23 novos membros.
Como optou-se por uma atuação de forma mais regionalizada, os membros realizaram cerca de 30 reuniões em seus próprios territórios.
Além dos 5 grupos regionais (REMS SP, REMS RJ, REMS BSB, REMS SUL e REMS NE), a rede está com outros 6 Grupos de Trabalho em atuação: GT para organização do encontro de membros em Fortaleza (2018), GT para organização da Semana Internacional (2018), GT para representatividade e advocacy (nacional), GT para desenvolvimento e análise da coleta de dados sobre os membros, GT para revisão do Termo de Compromisso e Regulamento da REMS, GT para elaboração de proposta para um edital oferecido pela União Europeia.
A rede realizou uma campanha para apoiar um Projeto de Lei para ampliar o volume de recursos disponíveis via Lei de Incentivo ao Esporte (Federal). Em São Paulo, saiu uma regulamentação em relação à LIE que contou com diversas melhorias propostas pelos membros da REMS em reuniões com o Sr. Silvio (Diretor da Lei de Incentivo).
A Rede promoveu / divulgou mais de 50 oportunidades para seus membros, como editais, intercâmbios, eventos, notícias relevantes, entre outros.
Por fim, a REMS desenvolveu e nutriu antigas e novas parcerias, com a GIZ, Museu do Futebol, Secretaria de Esporte de Brasília, ISCA, entre outros.