Cadernos de referência de esporte (12 volumes)

A coleção “Cadernos de Referência de Esporte” faz parte do Programa de Esportes da Fundação Vale, intitulado Brasil Vale Ouro, que busca promover o esporte como um fator de inclusão social de crianças e adolescentes, incentivando a formação cidadã, o desenvolvimento humano e a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades.

Esta coleção contou com a participação e o envolvimento de mais de 50 especialistas na área de esporte, entre autores, revisores técnicos e organizadores. Seu o objetivo é garantir a qualidade das atividades esportivas oferecidas que a Fundação Vale realiza na formação continuada dos profissionais envolvidos no Programa, de maneira que os educadores sintam-se cada vez mais seguros para proporcionar experiências significativas ao desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Além disso, este material pedagógico consiste em orientar esses profissionais para a abordagem de temáticas consideradas essenciais à prática do esporte. Nesse sentido, esta coleção colabora para a construção de padrões conceituais, operacionais e metodológicos que orientem a prática pedagógica dos profissionais do Programa, onde quer que se encontrem.

Acompanha a coleção a publicação “Proposta pedagógica de esporte”, que tem como finalidade apresentar diretrizes, orientações e organização do Programa Brasil Vale Ouro.

Brasília: Fundação Vale, 2013. 12 v.

Títulos dos volumes – (PDF – clique nos títulos para download gratuito):

1. Fisiologia humana. 54 p.
2. Fisiologia do exercício. 74 p.
3. Crescimento, desenvolvimento e maturação. 42 p.
4. Treinamento esportivo. 58 p.
5. Aprendizagem motora. 40 p.
6. Psicologia do esporte. 36 p.
7. O esporte como possibilidade de desenvolvimento. 30 p.
8. Nutrição no esporte. 44 p.
9. Biomecânica do movimento humano. 36 p.
10. Valores no esporte. 42 p.
11. Avaliação física. 70 p.
12. Pedagogia da cooperação. 66 p.
* Proposta pedagógica de esporte. 45 p.

Compartilhe esse post:

Veja também

O esporte em defesa da vida

Manifesto e Agenda REMS 2030 – O Esporte em defesa da Vida

Pular para o conteúdo