Você conhece a GIZ?

O início da parceria entre a REMS e a GIZ se deu com um convite a rede para colaborar com o evento “MEGA ↔ SUSTENTABILIDADE”, realizado em 2016. Após esta experiência, a GIZ apoiou a IV Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social. Nesta oportunidade, a GIZ apresentou o Treino Social por meio de uma vivência esportiva junto aos membros da REMS e educadores interessados. Muitas instituições se interessaram em disseminar a metodologia! Assim nasceu a parceria 2017!

Baseada na abordagem da pedagogia do esporte, o “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida” estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças e jovens através da prática esportiva.

Em 2017, quando a REMS completa 10 anos de existência e se alinha estrategicamente para fortalecer ações regionais, as instituições se uniram para fomentar uma prática sistematizada, reconhecida e validada por diversos especialistas e instituições e que têm o foco na mudança social pelo esporte.

A GIZ apresenta o desafio de disseminar a metodologia Treino Social no Brasil e a REMS, pela sua capilaridade e posicionamento ético-político, propõe uma parceria de apoio a este processo, por meio de ações de comunicação. Além disso, as organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, que tem como missão coordenar, implantar e monitorar o Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), são membros da REMS.

A GIZ se responsabiliza por disponibilizar consultoria direta e indireta ao processo de disseminação do Treino Social, focando o trabalho no apoio à realização de novas capacitações da metodologia e suporte e orientação ao Grupo de Trabalho (GT – formado por membros da REMS), conduzindo, ainda, as atividades para os interesses de regionalização da Rede.

Sobre o “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”

A Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil e a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, têm o prazer de apresentar a metodologia “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”, que entre 2014 e 2017 já realizou o total de 25 capacitações nas cinco macrorregiões do Brasil e em Moçambique, certificando mais de 500 professores, educadores e treinadores esportivos.

Baseada na abordagem da pedagogia do esporte, o Treino Social estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças e jovens através da prática esportiva. Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

Considerando criar espaços que possibilitem a transformação de paradigmas do ensino do esporte e da educação física escolar, a metodologia disponibiliza um conjunto de práticas e ferramentas para profissionais que atuam tanto em Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), escolas formais, iniciação esportiva, clubes de futebol, programas governamentais (municípios, estados e união), iniciativas privadas, entre outros. Sua utilização é recomendada para qualquer manifestação esportiva, seja rendimento, educacional ou participação.

As capacitações possuem chancela da Federação Alemã de Futebol (DFB) e apoio da Universidade do Esporte da Alemanha – DSHS, com sede na cidade de Colônia (Alemanha). O Treino Social também dispõe de dois guias complementares, sendo um para utilização da metodologia em Modalidades Esportivas Coletivas e outro para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Treino Social.

O Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, principal instância de gestão do Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), é formado por organizações do Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul; são elas: Ajax (Distrito Federal), Instituto Esporte Mais (Ceará), Panter (Amazonas), Associação Pró-Esporte e Cultura (São Paulo) e Instituto Atleta Bom de Nota (Paraná).10 Anos REMS 044

Para saber mais

 

Comunidade: https://www.facebook.com/groups/treinosocial

Fanpage: https://www.facebook.com/treinosocial

Flickr: https://www.flickr.com/people/treinosocial/

YouTube: https://goo.gl/mNgfQc

Veja também

Pular para o conteúdo