Evento ESPORTE NA RUA 2017 #VemJunto nos #10anosREMS

Por todo Brasil, em agosto, a REMS promove atividades físicas e esportivas gratuitas em espaços públicos

Com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer, a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, parceira da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promove o evento “Esporte na Rua”. Este grande chamado para a população participar de atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas em espaços públicos conta com a participação de diversos membros da rede.

Os eventos, gratuitos e abertos ao público, fazem parte das comemorações de 10 anos da REMS, que reúne 86 organizações que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 200 mil atendimentos diretos por ano. No dia 27 de agosto (domingo) em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro e, no dia 26 de agosto (sábado), em Curitiba, grandes intervenções serão realizadas e toda a população será convocada a praticar esportes.

Nike e REMS_Credito Divulgacao REMS_1

Crédito da foto: Dhani Borges

Em São Paulo, a esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo recebe brincadeiras de rua e esportes variados, como tênis, futebol e rugby, com ONGs como Social Skate, Associação HURRA!, Fundação Cafu, Instituto Passe de Mágica e Projeto Vida Corrida, entre outras.

No Rio de Janeiro, diversas organizações como a Fundação Gol de Letra, Instituto Reação e Projeto Grael oferecem oficinas de lutas, ginástica rítmica, skate, vela e futebol com venda nos olhos. Ao final das oficinas será realizada uma grande roda de conversa e todos serão convidados para uma roda de capoeira. O evento terá sua concentração no Aterro do Flamengo.

Em Fortaleza, o evento acontecerá na Praça da Paz Dom Hélder Câmera, na Praia do Futuro. Serão realizadas atividades recreativas, educativas e culturais para todas as idades, além de jogos esportivos, futebol de areia e futsal, dama humana, frisbee, beach tennis e slackline, liderados pelo Instituto Esporte Mais (IEMais) e pelo Instituto Povo do Mar (IPOM).

Curitiba será a cidade sede para o “Esporte na Rua” no sul do país. O local escolhido é o Parque dos Peladeiros, onde fica a sede do Instituto Futebol de Rua. Serão oferecidas inúmeras atividades esportivas, contando com a participação do FdR, Instituto Compartilhar, Instituto Guga Kuerten e Atleta Bom de Nota, com minivôlei, futebol freestyle, futebol de rua, futsal e mini tênis, bem como atividades culturais para entreter os participantes.

Além dos eventos âncoras, os membros da REMS também realizarão eventos durante toda a semana de comemoração, que vai de 21 a 27 de agosto. Em Campos do Jordão (SP), o Instituto Patrícia Medrado comandará o tênis em rede, atividades que acontecem também em outras unidades da ONG. O Instituto Reação promoverá no Polo da Rocinha (RJ) um treino integrado de judô com a Luta pela Paz e Fundação Gol de Letra.

A REMS tem como missão fortalecer organizações que reconhecem o esporte como fator de desenvolvimento humano. A intenção da rede é trazer visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania.

Programação Eventos Âncoras

 

São Paulo (SP)

Data: 27 de agosto, das 11h às 14h

Local: esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo. Atividades: As organizações da REMS oferecerão aos moradores de São Paulo e seus visitantes atividades físicas e esportivas. Skate (Ong Social Skate), rugby (Associação HURRA!), dança (Fundação Cafu), futebol 3 (Fundação EPROCAD), capoeira e tchoukball (Fundação Gol de Letra), tênis (Instituto Patrícia Medrado), lutas (Instituto Barrichello), jogo do desenvolvimento esportivo, (Prodhe), jogadeira (Instituto Esporte & Educação), futebol de rua (Instituto Futebol de Rua), amarelinha, corda, desafios do bambolê e um jogo de basquete com cesta adaptada (Instituto Passe de Mágica), aquecimento (Projeto Vida Corrida).

 

Rio de Janeiro (RJ)

Data: 27 de agosto, das 9h às 12h30

Local: Aterro do Flamengo.

Atividades: Ginástica Rítmica (Fundação Gol de Letra), Judô (Instituto Reação), Skate (Coletivo Brisa), Vela (Projeto Grael), Futebol (Instituto Bola Pra Frente), Muay Thai e Capoeira (Associação Luta Pela Paz), Dinâmicas e Rodas de conversa com a temática do esporte (PROMUNDO), Rodas de conversa com mulheres esportivas de destaque (Fundo Elas) e Futebol de cinco com vendas nos olhos (URECE). Ao final das oficinas será realizada uma grande roda de conversa com os presentes para impressões sobre o evento e todos serão convidados para uma roda de capoeira.

 

Fortaleza (CE)

Data: 27 de agosto, das 8h às 13h

Local: Praça da Paz Dom Hélder Câmara (Av. Dioguinho, 3519 – Vicente Pinzon, Praia do Futuro)

Atividades: aulão de dança, futebol de areia, futsal, jogos recreativos (dama humana, mini atletismo, frisbee, handebol adaptado), oficina de capoeira, tarp surfing, vôlei de areia, beach tennis, skate e slackline, coordenados pelo Instituto Esporte Mais (IEMais) e pelo Instituto Povo do Mar (IPOM).

 

Curitiba (PR)

Data: 26 de agosto, das 9h às 16h

Local: Parque dos Peladeiros.

Atividades: Instituto Futebol de Rua (Futebol de Rua e FreeStyle), Instituto Compartilhar (Vôlei e Mini Vôlei), Instituto Guga Kuerten (tênis e mini tênis) e Atleta Bom de Bola (futebol e futsal)

 

Programação Eventos Membros

 

Butantã (SP)

EPROCAD, ICA, HURRA!, PRODHE – Encontro REMS 10 Anos na Zona Oeste

Com apoio das organizações locais: Programa Aproximação (Pró Reitoria Cultura e Extensão da USP), Circo Escola São Remo, Projeto Girassol, SAE Butantã, Composição Urbana, Rede de Vizinhos da Arena São Remo.

Data: 26 de agosto, das 9h às 17h

Local: Arena São Remo – Rua Aquianes s/nº – Jardim São Remo, Butantã, São Paulo – SP

Atividades: Serão oferecidas atividades e oficinas de futebol 3, “voleidiverso”, rugby, capoeira, hip hop, malabares e bambolês, dança de rua, além do serviço de aconselhamento e testagem de doenças sexualmente transmissíveis.

 

Jardim Célia (SP)

Hurra! E IEE – Encontro 10 anos REMS na Zona Leste

Data: 24 de agosto, das 13h às 15h.

Local: CEU Tres Pontes – Rua Capachós, 344 – Jardim Celia, São Paulo – SP

Atividades: Serão oferecidas vivencias esportivas como futebol, volei e rugby, e também uma roda de conversa para reflexão do tema “Esporte pela mudança social”.

 

São Clímaco / Heliópolis (SP)

Hurra!  E IEE – Encontro 10 anos REMS no Heliópolis

Organizações REMS participantes: Hurra! e IEE

Data: 25 de agosto, das 13h às 14h30

Local: CEU Heliópolis – Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco, São Paulo – SP

Atividades: vivência de rugby e entre os alunos da HURRA ( Núcleo CEU Heliópolis) e IEE (Núcleo Campo Salles).

 

Jardim Letícia (SP)

IPM, Passe de Mágica e IEE –  Encontro 10 anos REMS Zona Sul

Data: 23 e 24 de agosto, das 13h às 17h

Local: Passe de Mágica – Núcleo Vila da Paz (Interlagos – Rua Rio Madeira) e IEE – Núcleo São Luis – José Manoel Camisa Nova, 114 , São Paulo – SP

Atividades: Serão oferecidas nas instituições clínica de Vôlei no IPM no dia 24 e Clínica de Basquete no IEE no dia 23

 

São Paulo (SP)

Instituto Patrícia Medrado – Tênis em Rede

Data: 22 a 27 de agosto, das 8h às 17h

Local: Unidades do Instituto Patrícia Medrado em CDC Décio da Silva, CEU Campo Limpo, CEU Casa Blanca, Parque Jacinto e Tênis Clube de Campos do Jordão

Atividade: tênis

 

Tremebé (SP)

Fundação Gol de Letra – Rua de Lazer

Data: 26 de agosto, das 10h às 15h

Local: Evento Itinerante. Ponto de referência: Rua Antônio Simplício, 170 – Tremembé, São Paulo, SP

Atividades: brincadeiras de rua, como pega-pega, esconde-esconde e amarelinha.

 

Consolação (SP)

Instituto Barrichello e Sesc-SP – Encontro Esporte pela Mudança Social

Data: 22 de agosto, das 9h30 às 17h

Local: Sesc Consolação – End. R. Dr. Vila Nova, 245 – São Paulo, SP

Atividades: espaço de discussão e troca de experiências das diferentes áreas de atuação envolvidas no Projeto Esporte na Rua para uma Cultura de Paz do Instituto Barrichello que busca ressignificar a utilização dos espaços públicos por meio de atividades físicas e esportivas e da comunicação não violenta. Na ocasião, haverá a distribuição aos participantes do “Guia do Educador: Desenvolvimento Humano por meio de jogos e brincadeiras para uma Cultura de Paz”.

 

Cubatão (SP)

Instituto Janeth Arcain

Data: 24/08, das 14h30 às 17h

Local: Parque Novo Anilinas – Av. 9 de Abril, s/n – centro

Atividades: serão oferecidas aos alunos e comunidade em geral diversas atividades e vivências esportivas como futebol de rua, basquete adaptado e jogo da velha. Também teremos atividades lúdicas e brincadeiras de rua, como gincana, corrida de saco, amarelinha, cabo de guerra, pular corda, aula de ginástica e jogos de tabuleiro.

 

São Conrado (RJ)

Instituto Reação Polo Rocinha  – Treino Integrado de Judô Social

Data: 23 de agosto, 16h30 às 18h

Local: Rua Bertha Lutz, 86 – São Conrado, Rio de Janeiro, RJ

Atividade: judô

Florianópolis (SC)

Instituto Guga Kuerten – Mosaico Humano no Instituto Guga Kuerten (evento interno)

Data: 22 de agosto, das 8h às 17h

Atividade: os 7 núcleos do Programa Campeões da Vida, com 100 crianças e adolescentes em cada, desenvolverá um mosaico humano em homenagem à REMS. O registro será fotográfico e/ou por vídeo

 

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) reúne hoje 86 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 100 mil atendimentos por ano no Brasil. Foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Mais informações: https://rems.org.br/br/.

 

 

Veja também

Pular para o conteúdo