Treino Social é uma proposta de desenvolvimento global por meio do esporte

Com o objetivo de impactar na vida de crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, a metodologia “Treino Social” tem conquistado o Brasil. O programa, que tem o apoio da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, oferece gratuitamente uma proposta de ensino que habilita professores de educação física, educadores e treinadores para que, por meio do esporte, consigam estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos jovens.

Para Aderlúcia Nascimento, Assessora Técnica do Esporte para Desenvolvimento (EpD), o Treino Social traz para a comunidade – incluindo educadores, treinadores e professores – uma proposta de desenvolvimento global através do esporte. “Este projeto impacta diretamente no desenvolvimento de competências físicos, técnicas, táticas, sociais e emocionais, e o processo se dar através da descoberta guiada, trabalhando principalmente a formação de pessoas protagonistas, autônomas, capazes de fazer suas escolhas e criar suas oportunidades”, comenta.

Método

Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

“A maioria dos jogos do Treino Social foram inspirados nos jogos de rua e apresentados por consultores brasileiros. O futebol alemão tem como característica a disciplinada, seguida por muitas repetições, treinando muito a técnica de maneira planejada sempre, sem sair do estabelecido. O brasileiro no futebol é o cara criativo, capaz de se deparar com as situações mais imprevisíveis e encontrar uma saída rápida. Acredito que o Treino Social é uma dose que tem em seus componentes uma mistura equilibrada das características citadas acima”, completa.

Entre os anos de 2014 e 2017 o Treino Social já realizou 47 capacitações nas cinco macrorregiões do Brasil e em Moçambique, certificando mais de 1025 professores, educadores e treinadores esportivos. Para saber mais, acesse: https://rems.org.br/treino-social/index.html.

GIZ_Treino Social

Veja também

Pular para o conteúdo