Treino Social avança pelo país e alcança regiões Norte, Nordeste e Sul

Treino Social avança pelo país e alcança regiões Norte, Nordeste e Sul

Baseada na abordagem da pedagogia do esporte, o projeto “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida” estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças e jovens através da prática esportiva

Com o objetivo de habilitar professores de educação física, educadores e treinadores para que, através do esporte, consigam estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de jovens, a metodologia “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”, conquistou novos territórios e avançou pelo interior dos estados.

Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados, valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

A Panter, escola de futsal responsável pela disseminação do Treino Social na região Norte, realizou um curso em Itapiranga, interior do Amazonas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas. No Ceará, o IEMais, responsável pela disseminação no Nordeste, realizou duas capacitações fora de Fortaleza, uma na cidade de Manranguape e outra em São Gonçalo do Amarante, a primeira em parceria com a prefeitura municipal e a segunda em parceria com o Instituto Planet. No Sul, o Instituto Atleta Bom de Nota realizou uma capacitação em Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul, em parceria com a ONG Ébenezer e a prefeitura municipal.

Parabéns aos master trainers em formação que concluíram o processo:

  1. Gilceu Carneiro da Silva – Instituto Atleta Bom de Nota – Curitiba/PR
  2. Ricardo Vilar – São Paulo/SP
  3. Sandra Santos – São Paulo /SP
  4. Ronélia Melo Viana – Manaus/AM
  5. Edson Ferreira – IEMais – Fortaleza/CE
  6. Patrícila Távila – IEMais – Fortaleza/CE

treino social

Parceria

A Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil e a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, anunciaram a parceria em setembro de 2017 e, juntos, realizaram 14 capacitações em 7 estados, no DF e 10 municípios nas cinco regiões do Brasil, certificando 286 professores, educadores e treinadores esportivos. Para saber mais, acesse o site: https://rems.org.br/treino-social/index.html.

Em 2017, quando a REMS completa 10 anos de existência e se alinha estrategicamente para fortalecer ações regionais, as instituições se uniram para fomentar uma prática sistematizada, reconhecida e validada por diversos especialistas e instituições e que têm o foco na mudança social pelo esporte. Entre os anos de 2014 e 2017 o Treino Social já realizou 36 capacitações nas cinco macrorregiões do Brasil e em Moçambique, certificando mais de 800 professores, educadores e treinadores esportivos. Para saber mais, acesse o site: https://rems.org.br/treino-social/index.html.

 

 

Veja também

Pular para o conteúdo