Semana do Brincar!

A edição de 2018 da Semana Mundial do Brincar (SMB) acontece entre 20 e 28 de maio. Desta vez, o tema gira em torno da corporeidade da criança e também do que vai além da matéria e mergulha na essência: “Brincar de Corpo e Alma”. É um chamado sobre a importância da criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar. Assim, trabalhar respeito, responsabilidade, individualidade, criatividade e ludicidade com o corpo.

Ponto a ponto, com calma e atenção, os últimos temas da SMB vão se construindo e entrelaçando. Em 2017, a ideia de se perceber o ritmo vital da infância veio com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. No ano anterior, tratou-se do espaço e sua possibilidade de encantamento, com “O Brincar que Encanta o Lugar”. Em ambos, o convite foi de pensar o ser e estar no mundo, nesse contínuo tempo-espaço. Agora em 2018, a proposta é trabalhar a corporeidade e os sentidos, seguindo um trajeto que parte da alma e desemboca no brincar livre.

A criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo, sem precisar de muitos artefatos. Sentir o abraço da terra molhada entre os dedos dos pés descalços, vibrar com os toques e batuques das mãos criando ritmo pelo corpo, correr até dizer chega ou ficar imóvel, fechar os olhos e sentir a brisa no rosto. Brincar de imaginação em seu quintal interior, onde tem espaço para divagar, imaginar fantasias, ser fada ou herói.

Trata-se de uma campanha aberta a todos que se sentem chamados por celebrar a importância do brincar livre para a infância. Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação – o importante é que ela seja gratuita. Basta preencher o formulário disponibilizado no site abaixo – não é necessário aguardar validação da atividade inscrita – e botar a ideia em prática.

http://aliancapelainfancia.org.br/vem-brincar-de-corpo-e-alma-na-smb-2018-inscreva-aqui-sua-acao/

Esporte na Rua-64

 

Veja também

Pular para o conteúdo