São Paulo recebe quinta edição da Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social – V SIEMS

Visando evidenciar a prática de atividades físicas esportivas como importante fator de desenvolvimento humano e social, a REMS (Rede Esporte pela Mudança Social), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) realizam a V Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (SIEMS), entre os dias 25 e 28 de setembro, em São Paulo.

 O evento, que acontece a cada dois anos, traz diversas atividades, como palestras, oficinas e debates com nomes referência no Brasil e no mundo que acreditam no poder transformador do esporte. “É um momento para debater e refletir sobre as atividades relacionadas ao esporte para a mudança social, sempre com o objetivo de aprimorar nossas práticas”, explica Ana Luiza de Araujo Carrança, coordenadora da REMS. “O que nos motiva é o desejo de democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil. Sabemos do seu poder de transformação e temos ótimas experiências e evidências, aqui e ao redor do mundo. Queremos mobilizar sociedade, educadores, pesquisadores, governantes e empresas, para que possamos juntos trocar conhecimento e ajudar nosso país, tanto no combate à violência, à inatividade física, ao desemprego, quanto tantos outros desafios que surgem por conta da desigualdade social, tendo o esporte como principal fator de mudança”, comenta William Boudakian de Oliveira, diretor executivo do Instituto Família Barrichello, organização responsável pela Secretaria Executiva da REMS.

O evento acontece no Sesc 24 de Maio, localizado no centro de São Paulo, e faz parte da Semana Move, uma ação promovida pelo Sesc São Paulo e realizada por organizações, escolas, clubes, ou pessoas motivadas para oferecer atividades de acesso livre para as comunidades. “O Sesc São Paulo é uma instituição cultural com mais de 70 anos de experiência no desenvolvimento do esporte pedagógico. Devido ao nosso trabalho com educação não formal, incentivamos o trabalho em rede e as campanhas de promoção do esporte e das atividades físicas nas 40 unidades espalhadas por todo o estado. A SIEMS 2018 será um evento de interesse internacional, em prol do esporte como fator de desenvolvimento e que reunirá pessoas diversas para discutir temas atuais e os desafios para a mudança social. Realizar e sediar a 5ª edição deste evento dialoga com a história, a missão e os valores de nossa instituição”, comenta Maria Luiza Souza Dias, gerente de desenvolvimento físico esportivo do Sesc São Paulo.

Quem também ajuda na realização do evento é o Instituto Ayrton Senna. “O primeiro programa desenvolvido pelo IAS, em 1995, foi o de Educação pelo Esporte, que tem como premissa o esporte como via de desenvolvimento humano. A partir de uma prática assentada nessa ideia, o Instituto desenvolveu metodologias, produziu conhecimento, realizou avaliação de impacto e incorporou a causa em sua linha de trabalho, que reverbera para todas as outras soluções educacionais que vem implementando. E a SIEMS tem se constituído em um espaço privilegiado de compartilhamento e fortalecimento desta causa”, opina Nilcea Lopes, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna.

Nesta edição, a SIEMS tem como linha guia a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e destaca 3 das 5 áreas consideradas de importância crucial para a humanidade: Paz, Parcerias e Pessoas. A REMS conta ainda com apoio do Centro de Práticas Esportivas de Universidade de São Paulo/Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (CEPEUSP/PRODHE) e parceria institucional da Nike e do o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil). Seus porta-vozes também comentam:

“Participar da concepção de um evento como a SIEMS representa para o PRODHE a possibilidade de compartilhar e externalizar as perspectivas sobre temas relacionados às atividades físicas e esportivas ao longo da vida. Além disso, a construção coletiva e o diálogo, tanto no planejar quanto no desenvolver de eventos, são princípios dos quais não abrimos mão. Esse evento concretiza o que acreditamos e defendemos”, Maykell Araújo Carvalho, educador do CEPEUSP e membro da Equipe de Coordenação do PRODHE.

“O PNUD considera a SIEMS uma grande oportunidade para colocar em evidência a importância da prática de atividades esportivas como fator de desenvolvimento humano e social. Elas melhoram não somente capacidades físicas, mas também geram benefícios intelectuais, sociais e emocionais que se refletem na sociedade como um todo. São fortes instrumentos de mobilização, ao reunir pessoas de diferentes crenças, culturas e origens étnico-raciais”, Maria Teresa Amaral Fontes, analista de programa do PNUD.

“A Nike atua com Esporte para o Desenvolvimento no Brasil há mais de 10 anos porque acredita no poder de transformação do esporte, na vida de cada pessoa e também em cada comunidade. A Nike foi parte da criação da REMS em 2007 e apoia a Rede desde então. Como empresa líder de esporte no mundo, a Nike tem muito orgulho de apoiar a SIEMS, pois é um evento muito relevante que fomenta a temática da atividade física como vital fator de mudança social”, Sergio Rosenhek, gerente de impacto comunitário da Nike na América Latina.

Siems_horizontal_FINAL

Programação

O evento é livre para todos os públicos e contará com tradução simultânea para o português nas palestras proferidas em inglês e também em LIBRAS, buscando assim alcançar todos os públicos. Dentre os destaques da programação, estão:

Dia 25/09 – Terça, das 19h às 21h30: Letramento Corporal – Escolhendo Atividade Física para a Vida – conferência internacional com a professora da Universidade de Liverpool, Margaret Whitehead, seguido de lançamento e noite de autógrafos de seu livro dentro do tema.

Dia 26/09 – Quarta, das 9h30 às 12h: Atividades físicas e esportivas aproximando mundos distantes – com mediação da ex-jogadora de basquete Magic Paula e com a participação de Jorge Knijnik, professor da Western Sydney University.

Dia 26/09 – Quarta, das 13h às 16h: Exibição do Filme “Tarja Branca”, que mostra a importância das brincadeiras na infância nas formações social, intelectual e afetiva, seguido de debate com o diretor, Cacau Rhoden.

Dia 27/09 – Quinta, das 10h às 12h: Redes: articulação como estratégia – discussão sobre o trabalho em rede como estratégia para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao esporte para o desenvolvimento humano no Brasil e no Mundo, com mediação da ex-jogadora de vôlei Ana Moser e participação de Laska Nenova, gerente da campanha Nowwemove da International Sport and Culture Association (ISCA), da Dinamarca.

Confira a programação completa no hotsite da SIEMS.

Os ingressos poderão ser adquiridos no site do Sesc a partir do dia 28 de agosto.

SIEMS 2018 – 25 a 28 de setembro

Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – Centro – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3350-6300

Horário de funcionamento da unidade
Terça a sábado, das 9h às 21h
Domingos e feriados, das 9h às 18h.

Sobre a REMS

Fundada em 2007, a REMS reúne 104 organizações no Brasil que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano, possui presença em 20 estados e mais de 200 municípios. Além do esporte pela mudança social, a rede e seus membros dialogam com diversos temas transversais, como cultura de paz, direitos humanos, saúde, família, diversidade, comunicação, gênero, raça, etnia, meio ambiente e inclusão de pessoas com deficiência. Saiba mais: www.rems.org.br

Informações à imprensa – REMS

agênciamam
(11) 3881-8882
Mariana Franceschinelli | mariana@agenciamam.com
Juliana Macarenco | imprensa@agenciamam.com

 

Veja também

Pular para o conteúdo