REDE ESPORTE PELA MUDANÇA SOCIAL EM DEFESA DAS POLÍTICAS ESPORTIVAS INCLUSIVAS, DOS DIREITOS HUMANOS E DA DEMOCRACIA

Presente em mais de 400 municípios brasileiros e em 20 estados brasileiros, a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social reúne 104 instituições que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 400 mil atendimentos diretos por ano.

A REMS busca trazer visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para promoção de saúde, desenvolvimento humano, ética e cidadania.

Em um momento importante de exercício de cidadania, as organizações que integram a REMS esperam que o próximo governo esteja comprometido com a promoção do esporte pela transformação social e com os temas transversais que afetam a Rede como um todo, tais como: cultura de paz, direitos humanos, saúde, família, desenvolvimento econômico, diversidade, comunicação, gênero, raça/etnia, meio ambiente e inclusão de pessoas com deficiência. Assim como, reconhecer e apoiar a atuação das instituições da sociedade civil que trabalham pela garantia dos direitos fundamentais previstos em nossa Constituição Federal.

A REMS espera que as políticas públicas voltadas para o esporte sejam valorizadas e ampliadas no próximo mandato presidencial e que haja um compromisso com a manutenção do Ministério do Esporte e com o pleno funcionamento dos meios de financiamento do esporte para todos e todas, como a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), de forma a prover o acesso da sociedade brasileira ao esporte por meio de programas inclusivos e sustentáveis.

Ressaltamos que é importante que os governos se mantenham abertos ao diálogo e à construção de políticas públicas com participação da sociedade para que esta possa exercer de forma efetiva o controle social, visando garantir o bom uso do recurso público com programas e projetos que promovam o acesso ao esporte no Brasil, principalmente o esporte que promove mudança social.

Portanto, para além de qualquer identificação político-partidária, a REMS chama a atenção para o importante momento atual e ressalta a necessidade de nos posicionarmos em defesa das políticas esportivas inclusivas, dos direitos humanos e da democracia.

REMS – Rede Esporte pela Mudança Social

A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livre

Veja também

Pular para o conteúdo