Projeto Rugby Cidadão completa três anos e comemora crescimento

 

Projeto Rugby Cidadão completa três anos e comemora crescimento

Oferecer a prática do rugby e de atividades que consolidem habilidades cognitivas e cívicas além de vivenciar os valores ligados ao esporte. Este é o objetivo do Projeto Rugby Cidadão, criado pela Associação Hurra!, que atende meninos e meninas em 23 CEUS (Centro Educacional Unificado) na capital paulista desde 2011. O projeto tem parceira com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

“A curiosidade pelo rugby, atrelada a uma metodologia correta e a um trabalho bem feito, está permitindo o crescimento do projeto”, explica o coordenador técnico Leandro Gevaerd.

Com três anos de história, o projeto segue em plena expansão. Para este ano a projeção é que o Rugby Cidadão ultrapasse os limites dos CEUs e alcance as EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental). “Em 2014 o projeto estará em 25 CEUs e 20 EMEFs, atendendo cerca de 1.600 crianças e adolescentes”, comenta Eduardo Pacheco e Chaves, presidente da associação Hurra! “Este é um dos maiores projetos de esporte educacional com rugby no país, que forma multiplicadores e está massificando a modalidade”, acrescenta.

O rugby tag, modalidade escolhida pelo projeto por não ter contato físico e poder ser praticada em piso duro, permite vivenciar os valores do esporte como respeito, disciplina, camaradagem e fair play. Sem contar que a modalidade admite que meninos e meninas joguem juntos o segundo esporte coletivo mais popular do mundo.

Para alcançar esse sucesso, o Projeto Rugby Cidadão conta com o envolvimento dos gestores dos CEUs, dos professores da rede municipal, que são capacitados para ensinar o esporte, dos alunos e dos educadores da Hurra!, que acompanham semanalmente o trabalho de cada professor.

Tanto envolvimento vem despertando cada vez mais o interesse dos participantes do projeto na modalidade e estão sendo criados espaços (campos) perto dos CEUs para a prática do rugby de contato. “No polo Grajaú, os mais de 120 inscritos já podem praticar o rugby de contato, no qual os adolescentes são divididos por categoria”, explicou o presidente da Hurra! De acordo com Eduardo Pacheco e Chaves, a intenção é levar o campo para perto destes jovens para que eles possam praticar a modalidade, que estará em alta com o seu retorno para as Olimpíadas de 2016.

ESPN.com.br

Original: http://espn.uol.com.br/noticia/434163_projeto-rugby-cidadao-completa-tres-anos-e-comemora-crescimento

Veja também

Pular para o conteúdo