PORTO ALEGRE É PIONEIRA NO PLANO SOBRE LEGADO SOCIAL DA COPA

fortunati ana moser

Centenas de crianças e adolescentes da  rede pública municipal acompanharam a solenidade de entrega e validação do plano de ação construído como parte do Movimento pelo Legado Social da Copa do Mundo de 2014. O prefeito José Fortunati, a presidente do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser, e a representante do Unicef, Ilaria Fávero, participaram da cerimônia, que aconteceu na Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira, 22. A Capital gaúcha é a primeira a ter um documento que reúne o projeto.

O plano de ação visa a garantir às crianças e adolescentes o direito ao esporte, à educação e ao desenvolvimento. “Temos convicção de que a pratica esportiva, independente da formação de profissionais, tem o papel de formar cidadãos, pois ensina a ter regras, a perder, a ganhar e a trabalhar em coltetividade”, afirmou Fortunati.

Parceiros – O projeto reúne entidades da sociedade civil e órgãos da administração pública para formular ações voltadas para a educação, o desenvolvimento humano, a justiça e a inclusão social. Buscando garantir o reconhecimento do esporte como direito, tem como metas, até 2016, dobrar o número de praticantes de atividades esportivas no país e oferecer educação física de qualidade em todas as escolas da capital. “Porto Alegre é a primeira cidade a formatar um plano, queremos reconhecer o empenho e o pioneirismo da cidade em acreditar no esporte como ferramenta de transformação da sociedade”, destacou a atleta Ana Moser.

O projeto é financiado pelas empresas Votorantim e CCR, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e pretende contribuir com os esforços do país previstos no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 para a construção de legado da Copa do Mundo de 2014. A proposta é garantir a todos o direito ao esporte, à educação e ao desenvolvimento pleno.

Comitê Cidades da Copa – Porto Alegre – É presidido pelo secretário municipal dos Esportes, Recreação e Lazer José Edgar Meurer e conta com representantes das Secretarias Municipais de Coordenação Política e Governança Local, de Educação, da Juventude, Extraordinária da Copa e FASC, além representantes do Internacional e Grêmio, entidades de proteção a crianças e adolescentes e Ongs.

Fonte: http://www.secopapoa.com.br

Veja também

Pular para o conteúdo