Pacto pelo Esporte: maiores empresas do Brasil se unem por uma gestão mais eficiente e transparente do esporte

O Brasil estabeleceu ontem (28/10) um marco na história do Esporte mundial. Vinte das maiores empresas do país assinaram o Pacto pelo Esporte, acordo inédito que pretende levar mais transparência e gestão às entidades esportivas (confederações, federações e clubes). A iniciativa estabelece critérios de governança para a realização de investimentos e patrocínios e foi promovida pela Atletas pelo Brasil, entidade formada por atletas e ex-atletas que lutam pelo desenvolvimento do esporte, junto com Instituto Ethos e LIDE Esporte e apoio do Mattos Filho Advogados.

“Com mais transparência e uma gestão moderna e eficiente, as empresas se sentirão mais seguras para investir no esporte”, diz Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil. “É uma iniciativa em que todos ganham: as empresas passam a contar com um ambiente de investimentos mais transparente e as entidades desportivas podem ter mais acesso a incentivos e patrocínios. O Pacto tem tudo para colocar o esporte de alto rendimento no Brasil em outro patamar.”

As cláusulas do pacto foram estipuladas pelas próprias companhias. São signatárias do pacto: Aché, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Estácio, EY, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, McDonald´s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo.

Os contratos já em vigor serão respeitados. Após o período de dois anos, os novos patrocínios passarão a seguir as regras firmadas pelo acordo. Para garantir o cumprimento das cláusulas estabelecidas no Pacto pelo Esporte, os signatários criarão mecanismos para ajudar clubes, federações e confederações a implementar uma gestão mais transparente. O processo será acompanhado por indicadores de gestão a partir de parâmetros estabelecidos pelos participantes do Pacto. As entidades desportivas serão convidadas a participar da elaboração das métricas.

“Em vez de restringir os investimentos, vamos contribuir para que mais entidades estejam aptas a receber mais apoio e patrocínio”, diz Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil. “O Pacto vai permitir a democratização dos investimentos. Nada mais em sintonia com o espírito esportivo”, complementa.

Os documentos do pacto estão disponíveis no website: pactopeloesporte.org.br.

O pacto é aberto à participação de novas empresas.

FOTO-MARCOS-MESQUITA-124-300x200
Ministro dos Esportes (ao centro), empresários e membros da Atletas pelo Brasil. Foto: Marcos Mesquita/divulgação

Fonte: http://atletaspelobrasil.org.br/maiores-empresas-do-brasil-se-unem-por-uma-gestao-mais-eficiente-e-transparente-do-esporte/

Veja também

Pular para o conteúdo