Ministros do Esporte e da Educação discutem parcerias entra as duas pastas

As ações e programas integrados pelos ministérios do Esporte e da Educação (MEC) foram a pauta da audiência entre os ministros George Hilton e Renato Janine Ribeiro, titulares das duas pastas, respectivamente, no fim da tarde desta segunda-feira (04.05), em Brasília. “Hoje há o programa Mais Educação (do MEC), uma parceria com o Segundo Tempo, maior prova da importância dessa união, que leva crianças a praticar esporte no contraturno escolar”, ressaltou o ministro George Hilton.

Para Renato Janine, a colaboração entre os dois setores é fundamental. “O Ministério do Esporte lida com a atividade física não apenas como competição. Isso é muito importante para a formação dos estudantes”, acentuou.

Outro assunto debatido no encontro foi a formação de um grupo de trabalho com integrantes das duas pastas para discutir a criação do Sistema Nacional do Esporte. “O sistema vai nortear as políticas e definir o papel de União, estados e municípios, além de entidades privadas, confederações, federações e clubes. De acordo com George Hilton, o Ministério da Educação vai ajudar a reativar a prática da atividade física perene, dentro das escolas. “É a base da pirâmide que nós entendemos do sistema. Se praticarmos educação física nos primeiros anos de escola, vamos despertar nessas crianças o desejo imenso de praticar esporte também no ensino médio e quando atingirem o ensino superior”, afirmou.

Sistema Nacional do Esporte
No dia 17 de abril deste ano foi criado um grupo de trabalho que vai debater propostas e elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte, que irá nortear as políticas esportivas do país. O grupo de trabalho deverá apresentar, até setembro, um texto para apreciação do Congresso Nacional.

O objetiva da ação é massificar a prática esportiva em todo o território nacional como o legado a partir dos megaeventos esportivos que o país passou a receber nos últimos anos. O grupo de trabalho terá o prazo de noventa dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado, sucessivamente, por períodos iguais.

A proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado, direito de todos os brasileiros. Assim, com o Sistema Nacional os investimentos na área não ficarão vulneráveis as mudanças de governos, para que as diretrizes e bases sejam cumpridas por todos.

A prática esportiva acessível a todos os brasileiros, investimentos claros e contínuos, para transformar o Brasil em um país que pratica esporte são os objetivos do grupo de trabalho, garantindo a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.

Programas em comum
O Ministério do Esporte e o MEC já têm programas que reúnem educação e prática esportiva. Em todo o país 3,6 milhões de alunos de 20 mil escolas participam das atividades do Esporte da Escola (Programa Segundo Tempo com o Mais Educação). São oferecidas atividades lúdicas, jogos e múltiplas vivências no esporte. Por ano, o investimento do Ministério do Esporte é de R$ 54 milhões.

Já o Atleta na Escola, em parceria com estados e municípios, promove competições escolares de iniciação com etapas que começam nas instituições de ensino. Em seguida, nos estados e nas regiões, há uma espécie de grande seletiva para a etapa nacional, que ocorre nos Jogos Escolares da Juventude, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2014, o programa mobilizou mais de 4,1 milhões de crianças e adolescentes de 39 mil escolas, incentivando a prática esportiva entre estudantes de 12 a 17 anos de idade de escolas públicas e privadas. Em 2014, o MEC investiu R$ 70 milhões.

Ainda participaram da audiência o secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, Cássia Damiani, além de autoridades do Ministério da Educação.

Emília Andrade
Ascom – Ministério do Esporte

Disponível em: http://www.esporte.gov.br/index.php/fique-por-dentro/67-lista-fique-por-dentro/50635-ministros-do-esporte-e-da-educacao-discutem-parcerias-entra-as-duas-pastas

Veja também

Pular para o conteúdo