Gratuito, Treino Social chega ao Acre e à Rondônia

Com o apoio da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, a metodologia “Treino Social” está no Norte para aplicação do projeto que tem conquistado o Brasil.

O Treino Social, que oferece uma proposta de ensino que impacta na vida de crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, tem como objetivo habilitar professores de educação física, educadores e treinadores para que, por meio do esporte, consigam estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos jovens.

Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

Agenda

Nos dias 23 e 24 de maio, Porto Velho (Rondônia) recebeu a capacitação Treino Social 14+. A Panter Escola de Futsal, responsável pela disseminação no Norte, articulou com a Faculdade Metropolitana, que sediou o evento. Nos dias 26 e 27 de maio, a Panter realizou a última capacitação do ciclo Norte, concluindo dessa maneira a abrangência em toda região. Foi realizada em parceria com Faculdade Meta no Rio Branco (Acre)

No período de 01 a 15 de junho estiveram abertas as inscrições para o Prêmio Norte e Sul de implementação do Treino Social. Puderem se inscrever para a iniciativa treinadores da região Norte e da Região Sul que fizeram o Treino Social 1 e/ou Treino Social 2. Foram dois editais, um para cada região.

No Período de 18 a 23 de junho foi realizado o Segundo ToT Brasil, primeiro da região Norte. Inicialmente, a prioridade foram os professores que foram selecionados no processo de capacitações Norte e Nordeste 2018. Em breve teremos mais notícias!

O Projeto

Entre os anos de 2014 e 2017, o Treino Social realizou capacitações nas cinco macrorregiões do Brasil e em Moçambique. Em 2014, foram realizadas 3 capacitações nos estados de Rio de Janeiro, Ceará e Bahia, impactando diretamente 94 educadores/treinadores e professores. Em 2015, foram realizadas 3 capacitações, que formaram 71 participantes. Em 2016, foram 11 capacitações e com impacto de 254 participantes formados. Em 2017, foram 15 capacitações e 297 pessoas formadas. Em 2018, até o momento, temos em todo o Brasil e na fronteira com a Colômbia  309 professores, educadores e treinadores que concluíram a formação. Isso significa que temos um balanço total de 47 capacitações realizadas e mais de 1025 participantes formados. Para  saber mais, acesse o site: https://rems.org.br/treino-social/index.html.

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) reúne hoje 104 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 200 mil atendimentos por ano no Brasil. Foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Mais informações: https://rems.org.br/br/.

Esporte na Rua-308

Veja também

Pular para o conteúdo