Esporte na Rua 2019 – saiba como foi

Em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, REMS promoveu mais de 60 atividades esportivas gratuitas em espaços públicos pelo país: mais de 3.000 pessoas para participaram de atividades em sete cidades do país.

Com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer e em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, parceira da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promoveu a terceira edição do evento “Esporte na Rua”. Este grande chamado para a população participar de atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas em espaços públicos contou com a participação de instituições e ONGs reconhecidas, responsáveis pelo atendimento de mais de 400 mil pessoas no último ano, em 20 estados.

Os eventos, gratuitos e abertos ao público, aconteceram em pontos espalhados pelo país. No dia 7 de abril (domingo), em São Paulo, Maracanaú e Jequitinhonha, e no dia 6 de abril (sábado), em Brasília, Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro, grandes intervenções foram realizadas e toda a população foi convocada a praticar esportes. Os mais de 500 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistente sociais, atletas e educandos, promoveram atividades para mais de 3 mil pessoas, como os jovens atendidos pelas organizações e demais interessados.

Confira também o evento no facebook da REMS: https://www.facebook.com/events/577437999441915/ 

enr

Em São Paulo – SP, a esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo recebeu brincadeiras de rua e esportes variados, como tênis, futebol e padminton, com as organizações Instituto Corrida Amiga, Fundação Tênis, Projeto Vida Corrida, Instituto Patrícia Medrado, EPROCAD, Fundação Gol de Letra, HURRA!, Instituto Passe de Mágica, Instituto Esporte & Educação, Instituto Família Barrichello, Prodhe, Plan International Brasil e Instituto Cades. O Sesc São Paulo também ofereceu diversas atividades em unidades variadas, como ciclismo, patins, futevôlei e tai chi chuan. Nesta edição houve uma novidade: uma caminhada esportiva pela Av. Paulista! Nesta ação o objetivo foi juntarmos os diversos esportes que estamos praticando na rua e chamarmos a atenção das pessoas para a REMS e o esporte oferecido pelas organizações, que potencializa o desenvolvimento humano das mais diversas maneiras. Nesta caminhada, os membros da REMS demonstraram as atividades físicas e esportivas variadas enquanto se deslocaram por um percurso da Avenida Paulista, ao som do maracatu.

Em Maracanaú – CE, o evento aconteceu na Praça do IFCE – Campus Maracanaú. Foram realizadas clínicas de beisebol, futebol, jogos cooperativos, capoeira, karatê e muito mais, oferecidos por organizações membros da REMS (Associação Cearense De Beisebol, Instituto Esporte Mais, Núcleo de Desenvolvimento Local, Instituto Povos do Mar e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza). Foram parceiros deste evento Secretaria de Esporte e Lazer de Maracanaú, Associação D’eficiente Superando Limites, Atletas de Cristo, Liga Maracanauense de Desporte, Associação Clube de Maracanaú e Instituto Paulo Vieira.

Em Jequitinhonha – MG, cidade que estreia sua participação no evento, com o novo membro da REMS Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim, a Praça da Igreja Matriz São Miguel recebeu caminhada, aula de defesa pessoal, capoeira, jiu jtsu e mais. Também foram parceiros deste evento neste local Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha, Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, ChildFund Brasil e Associação Comunitária do Munícipio de Medina-MG.

Brasília – DF recebeu a população no QS 302 – Samambaia (Estacionamento da Castelo Forte)! Uma das principais atrações será uma estrutura inflável com quase 40m² e 3 metros de altura apresentada pelo CER Samambaia, que realizará também oficinas de iniciação ao rugby. O Instituto Joaquim Cruz, a Capital Feminina Futebol Clube e a Ajax Estrutural também entram no rodízio de atividades e levam aos participantes oficinas de atletismo, torneios de golzinho e grupos de capoeira. Também foram oferecidas ginástica rítmica e brincadeiras de rua. São parceiros do evento neste local: Mestre Catito, Instituto Incubadora, Curumim Cultural e Viva Voluntário.

Representando o interior paulista, a cidade de Ribeirão Preto – SP recebeu atividades promovidas pela Associação Pró Esporte e Cultura – APEC e Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, membros da REMS, além dos parceiros do evento neste local: a AACE,  a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Cultura, de Esportes, de Saúde e de Assistência Social além da  Kataventu’s e Goal Projetos. O CEU das Artes, local do evento, contou com atividades como aquecimento, caminhada, futebol, entre outras.”

Curitiba – PR foi a cidade sede para o “Esporte na Rua” no Sul do país. O local escolhido foi o Centro de Iniciação Esportiva do Parque Peladeiro. Serão oferecidas inúmeras atividades esportivas, contando com a participação do Instituto Futebol de Rua, Instituto Compartilhar, Instituto Guga Kuerten, Atleta Bom de Nota e Clube de Regatas Curitiba, com minivôlei, futebol freestyle, futebol de rua, mini tênis e mais.

No Rio de Janeiro – RJ, o evento aconteceu na Vila Olímpica de Deodoro com atividades como simulador de vela, tchoukball e judô. As organizações que participaram foram Fundação Gol de Letra, Luta pela Paz, Instituto Reação, Instituto Rumo Náutico, Instituto Bola Pra Frente, Firjan, ICA, Urece Esporte e Cultura e Instituto Promundo.

A REMS tem como missão fortalecer organizações que reconhecem o esporte como fator de desenvolvimento humano e o setor no qual elas atuam. A intenção da rede é trazer visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Atualmente, a REMS possui 116 organizações membros, que atuam com o esporte para a mudança social no Brasil.

 

Programação

 

São Paulo (SP)

Data: 7 de abril (domingo), das 10h às 13h45

Local: esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo (ao lado do Parque Mário Covas).

Atividades: As organizações da REMS oferecerão aos moradores de São Paulo e seus visitantes atividades físicas e esportivas como um passeio a pé pela Avenida Paulista (Instituto Corrida Amiga), aquecimento (Projeto Vida Corrida), Futebol 3 Tempos (Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente – EPROCAD), Jogadeira (Instituto Esporte & Educação), Maracatu, Spikeball e Capoeira (Fundação Gol de Letra), tênis (Instituto Patrícia Medrado), Padminton (Prodhe),  Skate (Instituto Família Barrichello e Social Skate) e ciclismo, patins, futevôlei, tai chi chuan  e muito mais (Sesc-SP). Também participarão as organizações Fundação Tênis, Hurra!, Instituto Passe de Mágica, Plan Insternational Brasil e Instituto Cades. Nesta edição, haverá uma passeata esportiva pela Av. Paulista, na qual os membros da REMS irão demonstrar atividades físicas e esportivas variadas, em movimento.

Data: 6 e 7 de abril (domingo), vários horários

Locais: Sesc Pompeia, Sesc Bom Retiro, Sesc Consolação e Sesc Campo Limpo

Atividades: As unidades do Sesc oferecerão aos moradores de São Paulo e seus visitantes atividades físicas e esportivas como vivências de pedal na cidade (Bom Retiro e Pompeia) Recreações Esportivas (Pompeia e Campo Limpo) skate e patins e waveboard (Campo Limpo), confira a programação completa em: https://rems.org.br/br/atividades-do-sesc-sao-paulo-no-evento-esporte-na-rua-2019/

 

Maracanaú (CE)

Data: 7 de abril (domingo), das 7h30 às 11h

Local: Praça do IFCE – Campus Maracanaú (Av. Parque Central, 1315 – Distrito Industrial I).

Atividades: Associação Cearense De Beisebol (ACB) – Clínica De Beisebol, Instituto Esporte Mais (IEMais) – Clínica De Futebol Feminino e Massoterapia, Núcleo De Desenvolvimento Local (NUD) – Clínica De Futebol Masculino, Instituto Povos Do Mar (IPOM) – Jogos Cooperativos e Capoeira, e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) – Karatê e Jogos de Oposição e Instituto Smart Planet – Jogos Lúdicos. Também haverá Secretaria de Esporte e Lazer de Maracanaú – Zumba, Massagens de Quiropraxia, Futebol de Travinha e Atividades Recreativas, Associação D’eficiente Superando Limites (Adesul) – Futebol de Amputados, Atletas de Cristo – Clínica De Atletismo, Liga Maracanauense de Desporto – Clínica De Handebol, Associação Clube de Maracanaú – Basquete de Rua e Instituto Paulo Vieira – Jiu-Jitsu.

 

Jequitinhonha (MG)

Data: 7 de abril (domingo), das 9h às 11h

Local: Praça da Igreja Matriz São Miguel, travessa nº 12 – Centro.

Atividades: Caminhada da Paz, Aulão de Defesa Pessoal,  Campeonato de Taekwondo,

Campeonato de Capoeira, Demonstração Jiu Jtsu e karatê, com Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim. Farão as atividades em conjunto: Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha, Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, ChildFund Brasil e Associação Comunitária do Munícipio de Medina-MG.

 

Brasília (DF)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h às 11h

Local: QS 302 – Samambaia (Estacionamento da Castelo Forte)

Atividades: oficinas de iniciação ao rugby, (CER Samambaia), oficinas de atletismo (Instituto Joaquim Cruz), torneio de golzinho e futebol (Capital Feminina Futebol Clube e Ajax Estrutural). Também haverá capoeira (Mestre Catito), ginástica rítmica (INSINC), atividades esportivas lúdicas e brincadeiras tradicionais (Curumim e Viva Voluntário).

 

Ribeirão Preto (SP)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h30 às 11h30

Local: Céu Das Artes (Rua Benedicto Jacinto de Souza, 330 Jardim Florestan Fernandes)

Atividades: futebol, jogos, dança de rua, grafite e atividades culturais promovidas pela Associação Proesporte e Cultura. Também participam ABRAGESP, AACE, Secretaria Municipal de Saúde, Kataventu’s e Goal Projetos.

 

Curitiba (PR)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h às 13h

Local: Cento Iniciação Esportiva Cajuru – Rua Antonio Moreria Lopes, sem número – Parque dos Peladeiros

Atividades: Instituto Futebol de Rua – Futebol de Rua e futebol FreeStyle, Instituto Compartilhar -Vôlei e mini-volei, Instituto Guga Kuerten – Mini-Tênis, Instituto Atleta Bom de Nota – Futsal, Clube de Regatas Curitiba – Remo seco e atividades culturais. Também haverá Espaço kids, tênis e brinquedos infláveis, oferecidos por Fundação Cultural Curitiba e Secretaria Municipal de Esportes.

 

Rio de Janeiro (RJ)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h às 12h

Local: Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/n – Deodoro.

Atividades: Fundação Gol de Letra – Tênis e Tchoukball, Instituto Reação – Judô, Instituto Rumo Náutico – Simulador de Vela e Oficina de nós, Instituto Bola Pra Frente – Vôlei, Firjan – Xadrez gigante e aula de dança, ICA – Metodologia Projeto Vencer – Futebol e Empregabilidade, Uerece Esporte e Cultura – Futebol para cegos, Instituto Promundo – Atividade física com mediação de diálogo sobre equidade de gênero e Luta pela Paz – boxe e Muay Thai.

 

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) reúne hoje 116 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 400 mil atendimentos por ano no Brasil. Foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Mais informações: https://rems.org.br/br/.

 

 

Veja também

Pular para o conteúdo