Evento Esporte na Rua 2019

Em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, REMS promove mais de 60 atividades esportivas gratuitas em espaços públicos pelo país

 

Membros da REMS esperam mais de 3.000 pessoas para participar de atividades em sete cidades do país

 

Com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer e em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, parceira da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promoverá a terceira edição do evento “Esporte na Rua”. Este grande chamado para a população participar de atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas em espaços públicos conta com a participação de instituições e ONGs reconhecidas, responsáveis pelo atendimento de mais de 400 mil pessoas no último ano, em 20 estados.

 

Os eventos, gratuitos e abertos ao público, acontecem em pontos espalhados pelo país. No dia 7 de abril (domingo), em São Paulo, Maracanaú e Jequitinhonha, e no dia 6 de abril (sábado), em Brasília, Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro, grandes intervenções serão realizadas e toda a população será convocada a praticar esportes. Os mais de 500 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistente sociais, atletas e educandos, esperam promover atividades para mais de 3 mil pessoas, como os jovens atendidos pelas organizações e demais interessados.

Confira também o evento no facebook da REMS: https://www.facebook.com/events/577437999441915/ 

enr

Em São Paulo – SP, a esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo recebe brincadeiras de rua e esportes variados, como tênis, futebol e padminton, com as organizações Instituto Corrida Amiga, Fundação Tênis, Projeto Vida Corrida, Instituto Patrícia Medrado, EPROCAD, Fundação Gol de Letra, HURRA!, Instituto Passe de Mágica, Instituto Esporte & Educação, Instituto Família Barrichello, Prodhe, Plan International Brasil e Instituto Cades. O Sesc São Paulo também oferecerá diversas atividades em unidades variadas, como ciclismo, patins, futevôlei e tai chi chuan. Nesta edição haverá uma novidade: uma caminhada esportiva pela Av. Paulista! Nesta ação o objetivo é juntarmos os diversos esportes que estamos praticando na rua e chamarmos a atenção das pessoas para a REMS e o esporte oferecido pelas organizações, que potencializa o desenvolvimento humano das mais diversas maneiras. Nesta caminhada, os membros da REMS demonstrarão as atividades físicas e esportivas variadas enquanto se deslocam por um percurso da Avenida Paulista, ao som do maracatu.

 

Em Maracanaú – CE, o evento acontecerá na Praça do IFCE – Campus Maracanaú. Serão realizadas clínicas de beisebol, futebol, jogos cooperativos, capoeira, karatê e muito mais, oferecidos por organizações membros da REMS (Associação Cearense De Beisebol, Instituto Esporte Mais, Núcleo De Desenvolvimento Local, Instituto Povos do Mar e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza). São parceiros deste evento Secretaria De Esporte e Lazer de Maracanaú, Associação D’eficiente Superando Limites, Atletas de Cristo, Liga Maracanauense de Desporte, Associação Clube de Maracanaú e Instituto Paulo Vieira.

 

Em Jequitinhonha – MG, cidade que estreia sua participação no evento, com o novo membro da REMS Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim, a Praça da Igreja Matriz São Miguel receberá caminhada, aula de defesa pessoal, capoeira, jiu jtsu e mais. Também são parceiros deste evento neste local Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha, Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, ChildFund Brasil e Associação Comunitária do Munícipio de Medina-MG.

 

Brasília – DF receberá a população no QS 302 – Samambaia (Estacionamento da Castelo Forte)! Uma das principais atrações será uma estrutura inflável com quase 40m² e 3 metros de altura apresentada pelo CER Samambaia, que realizará também oficinas de iniciação ao rugby. O Instituto Joaquim Cruz, a Capital Feminina Futebol Clube e a Ajax Estrutural também entram no rodízio de atividades e levam aos participantes oficinas de atletismo, torneios de golzinho e grupos de capoeira. Também serão oferecidas ginástica rítmica e brincadeiras de rua. São parceiros do evento neste local: Mestre Catito, Instituto Incubadora, Curumim Cultural e Viva Voluntário.

 

“Representando o interior paulista, a cidade de Ribeirão Preto – SP receberá atividades promovidas pela Associação Pró Esporte e Cultura – APEC e Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, membros da REMS, além dos parceiros do evento neste local: a AACE,  a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Cultura, de Esportes, de Saúde e de Assistência Social além da  Kataventu’s e Goal Projetos. O CEU das Artes, local do evento, contará com atividades como aquecimento, caminhada, futebol, entre outras.”

 

Curitiba – PR será a cidade sede para o “Esporte na Rua” no Sul do país. O local escolhido é o Centro de Iniciação Esportiva do Parque Peladeiro. Serão oferecidas inúmeras atividades esportivas, contando com a participação do Instituto Futebol de Rua, Instituto Compartilhar, Instituto Guga Kuerten, Atleta Bom de Nota e Clube de Regatas Curitiba, com minivôlei, futebol freestyle, futebol de rua, mini tênis e mais.

 

No Rio de Janeiro – RJ, o evento acontecerá na Vila Olímpica de Deodoro com atividades como simulador de vela, tchoukball e judô. As organizações que participam são Fundação Gol de Letra, Luta pela Paz, Instituto Reação, Instituto Rumo Náutico, Instituto Bola Pra Frente, Firjan, ICA, Urece Esporte e Cultura e Instituto Promundo.

 

 

A REMS tem como missão fortalecer organizações que reconhecem o esporte como fator de desenvolvimento humano e o setor no qual elas atuam. A intenção da rede é trazer visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Atualmente, a REMS possui 116 organizações membros, que atuam com o esporte para a mudança social no Brasil.

 

Programação

 

São Paulo (SP)

Data: 7 de abril (domingo), das 10h às 13h45

Local: esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo (ao lado do Parque Mário Covas).

Atividades: As organizações da REMS oferecerão aos moradores de São Paulo e seus visitantes atividades físicas e esportivas como um passeio a pé pela Avenida Paulista (Instituto Corrida Amiga), aquecimento (Projeto Vida Corrida), Futebol 3 Tempos (Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente – EPROCAD), Jogadeira (Instituto Esporte & Educação), Maracatu, Spikeball e Capoeira (Fundação Gol de Letra), tênis (Instituto Patrícia Medrado), Padminton (Prodhe),  Skate (Instituto Família Barrichello e Social Skate) e ciclismo, patins, futevôlei, tai chi chuan  e muito mais (Sesc-SP). Também participarão as organizações Fundação Tênis, Hurra!, Instituto Passe de Mágica, Plan Insternational Brasil e Instituto Cades. Nesta edição, haverá uma passeata esportiva pela Av. Paulista, na qual os membros da REMS irão demonstrar atividades físicas e esportivas variadas, em movimento.

Data: 6 e 7 de abril (domingo), vários horários

Locais: Sesc Pompeia, Sesc Bom Retiro, Sesc Consolação e Sesc Campo Limpo

Atividades: As unidades do Sesc oferecerão aos moradores de São Paulo e seus visitantes atividades físicas e esportivas como vivências de pedal na cidade (Bom Retiro e Pompeia) Recreações Esportivas (Pompeia e Campo Limpo) skate e patins e waveboard (Campo Limpo), confira a programação completa em: https://rems.org.br/br/atividades-do-sesc-sao-paulo-no-evento-esporte-na-rua-2019/

 

Maracanaú (CE)

Data: 7 de abril (domingo), das 7h30 às 11h

Local: Praça do IFCE – Campus Maracanaú (Av. Parque Central, 1315 – Distrito Industrial I).

Atividades: Associação Cearense De Beisebol (ACB) – Clínica De Beisebol, Instituto Esporte Mais (IEMais) – Clínica De Futebol Feminino e Massoterapia, Núcleo De Desenvolvimento Local (NUD) – Clínica De Futebol Masculino, Instituto Povos Do Mar (IPOM) – Jogos Cooperativos e Capoeira, e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) – Karatê e Jogos de Oposição e Instituto Smart Planet – Jogos Lúdicos. Também haverá Secretaria de Esporte e Lazer de Maracanaú – Zumba, Massagens de Quiropraxia, Futebol de Travinha e Atividades Recreativas, Associação D’eficiente Superando Limites (Adesul) – Futebol de Amputados, Atletas de Cristo – Clínica De Atletismo, Liga Maracanauense de Desporto – Clínica De Handebol, Associação Clube de Maracanaú – Basquete de Rua e Instituto Paulo Vieira – Jiu-Jitsu.

 

Jequitinhonha (MG)

Data: 7 de abril (domingo), das 9h às 11h

Local: Praça da Igreja Matriz São Miguel, travessa nº 12 – Centro.

Atividades: Caminhada da Paz, Aulão de Defesa Pessoal,  Campeonato de Taekwondo,

Campeonato de Capoeira, Demonstração Jiu Jtsu e karatê, com Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim. Farão as atividades em conjunto: Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha, Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, ChildFund Brasil e Associação Comunitária do Munícipio de Medina-MG.

 

Brasília (DF)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h às 11h

Local: QS 302 – Samambaia (Estacionamento da Castelo Forte)

Atividades: oficinas de iniciação ao rugby, (CER Samambaia), oficinas de atletismo (Instituto Joaquim Cruz), torneio de golzinho e futebol (Capital Feminina Futebol Clube e Ajax Estrutural). Também haverá capoeira (Mestre Catito), ginástica rítmica (INSINC), atividades esportivas lúdicas e brincadeiras tradicionais (Curumim e Viva Voluntário).

 

Ribeirão Preto (SP)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h30 às 11h30

Local: Céu Das Artes (Rua Benedicto Jacinto de Souza, 330 Jardim Florestan Fernandes)

Atividades: futebol, jogos, dança de rua, grafite e atividades culturais promovidas pela Associação Proesporte e Cultura. Também participam ABRAGESP, AACE, Secretaria Municipal de Saúde, Kataventu’s e Goal Projetos.

 

Curitiba (PR)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h às 13h

Local: Cento Iniciação Esportiva Cajuru – Rua Antonio Moreria Lopes, sem número – Parque dos Peladeiros

Atividades: Instituto Futebol de Rua – Futebol de Rua e futebol FreeStyle, Instituto Compartilhar -Vôlei e mini-volei, Instituto Guga Kuerten – Mini-Tênis, Instituto Atleta Bom de Nota – Futsal, Clube de Regatas Curitiba – Remo seco e atividades culturais. Também haverá Espaço kids, tênis e brinquedos infláveis, oferecidos por Fundação Cultural Curitiba e Secretaria Municipal de Esportes.

 

Rio de Janeiro (RJ)

Data: 6 de abril (sábado), das 9h às 12h

Local: Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/n – Deodoro.

Atividades: Fundação Gol de Letra – Tênis e Tchoukball, Instituto Reação – Judô, Instituto Rumo Náutico – Simulador de Vela e Oficina de nós, Instituto Bola Pra Frente – Vôlei, Firjan – Xadrez gigante e aula de dança, ICA – Metodologia Projeto Vencer – Futebol e Empregabilidade, Uerece Esporte e Cultura – Futebol para cegos, Instituto Promundo – Atividade física com mediação de diálogo sobre equidade de gênero e Luta pela Paz – boxe e Muay Thai.

 

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) reúne hoje 116 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 400 mil atendimentos por ano no Brasil. Foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania. Mais informações: https://rems.org.br/br/.

 

 

Veja também

Pular para o conteúdo