Brasil em campo! Glasgow 2016 Homeless World Cup

Após a realização do Circuito Futebol Social 2016, com etapas feitas junto a projetos comunitários de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o Brasil está na disputa de mais um Mundial, a Homeless World Cup, que este ano ocorre em Glasgow, na Escócia, entre 10 e 16 de Julho, com a participação de 64 seleções nacionais.

Acompanhem novidades, resultados e transmissões ao vivo em: homelessworldcup.org e facebook.com/fsbrasil

Futebol Social, membro da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, atua em parceria com dezenas de projetos comunitários que utilizam o futebol dentro de regiões carentes como ferramenta para transformação social. Participam o Campo Limpo e Jaguaré, em São Paulo, São Vicente, na Baixada Santista, Rocinha e Complexo de Alemão, no Rio de Janeiro, Guará e Ceilândia, cidades satélites de Brasília, entre vários outros.

A novidade deste ano é a equipe composta por 6 garotos e 2 garotas. A equipe mista é permitida pelo regulamente do torneio e reforça nosso compromisso e preocupação com a questão de gênero e inclusão das meninas no esporte.

Os 8 jovens selecionados são: Hiury, Eliane, Gabriel, Glalber, Graziela, João Vitor, Lucas e Luiz Hernandes.

A seleção é formada pelos participantes que mais se destacaram no Circuito Futebol Social e que terão uma oportunidade única de conhecer outro país, vestir a camisa de seu país e viver uma experiência única que seguramente transformará suas vidas!

A participação do Brasil na Homeless World Cup Glasgow 2016 é patrocinada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Sobre o Futebol Social – Ganhar é virar o jogo!

O Futebol Social é um movimento nacional contra a pobreza e a favor da paz. Surgiu com o objetivo de gerar motivação e resgatar e autoestima de jovens em situação de risco, usando a magia e a força do esporte como mais um instrumento de transformação.  Por meio dos campeonatos que organiza em comunidades de diversas regiões do Brasil, a ONG incentiva a transformações por meio de formação, capacitação, empreendedorismo e geração de renda. Uma espécie de pontapé inicial para que as comunidades se movimentem, as entidades se organizem e garantam aos jovens uma motivação extra.

Um dos resultados do projeto é a formação da seleção que representa o Brasil no Campeonato Mundial de Futebol Social, a Homeless World Cup, um evento global que reúne populações excluídas de todo o planeta utilizando essa oportunidade para transformar a vida delas, além de trazer à tona discussões relativas à pobreza e falta de moradia ao redor do mundo. Ocorre anualmente desde 2003 e já passou por cidades como Milão, Cidade do Cabo, Copenhague, Melbourne, Paris, Amsterdã e Milão.

Campeonato Mundial

Homeless World Cup nasceu em 2003, em Graz (Áustria), reunindo seleções de 18 países. Em 2008, apenas seis anos depois, 56 nações marcaram presença no campeonato de Melbourne, na Austrália, que pela primeira vez contou com um torneio feminino. Em 2010, foi a fez a vez do Brasil receber o torneio, que reuniu na cidade do Rio de Janeiro seleções de 64 países e teve os times brasileiros, feminino e masculino, como grandes campeões.

O torneio já passou por Áustria (2003), Suécia (2004), Escócia (2005), África do Sul (2006), Dinamarca (2007), Austrália (2008), Itália (2009), Brasil (2010), França (2011), México (2012), Polônia (2013), Chile (2014) e Holanda (2015). Em 2017 será a vez da Noruega receber as equipes participantes.

 

fut soc 1

fut soc 2

Veja também

Pular para o conteúdo