Associação Amigos da Raquete

A Associação Amigos da Raquete é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, desde 2004, oferece a crianças e jovens de baixa renda a iniciação nas práticas de tênis e squash, contribuindo para sua inclusão social e para a promoção de competências que os auxiliem em seu desenvolvimento pessoal.

A história da organização começou com a iniciativa de Marcio Luis da Silva, treinador nacional pela Confederação Brasileira de Tênis. Com o apoio de Oded Grajew, fundador da Fundação Abrinq e presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e de Ricardo Karman, proprietário da Academia Sumaré Sports, Marcio viabilizou o projeto Amigos da Raquete no ano 2000, em parceria com o professor de squash Luís Gustavo Castro e com a Associação Promocional Coração Imaculado de Maria (Aprocima). No ano de 2004, a iniciativa foi transformada em uma organização da sociedade civil.

O projeto estimula o contato contínuo com estes esportes – considerados elitistas e inacessíveis no país – e promove a sociabilização, a diversão, a disciplina e a autoestima. O propósito do trabalho consiste em promover competências como coordenação motora, manipulação da bola, deslocamento pelo espaço e noções de controle, profundidade e ângulo. O jovem desenvolve o equilíbrio, a velocidade, a flexibilidade e a resistência.

Todas essas habilidades colaboram para um desenvolvimento físico e mental saudável, além de fortalecerem valores éticos e cívicos, que também são estimulados por meio do convívio com outros jovens e do contato com o professor.

O esporte é um dos direitos fundamentais da infância, como determinam o Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal, e sua prática deve ser vista como um direito social, capaz de promover a saúde e a qualidade de vida e de fomentar positivamente a construção da identidade dos jovens. É comprovadamente um fator de desenvolvimento humano ao qual a população brasileira não tem acesso amplo. Para saber mais, acesse http://amigosdaraquete.org.br.

15_rems_template_amigos_raquete-05

Veja também

Pular para o conteúdo