A Fundação Gol de Letra é uma organização sem fins lucrativos de caráter público, instituída em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. Reconhecida pela UNESCO como instituição modelo, desenvolve programas de educação integral para cerca de 3.390 crianças, adolescentes e jovens em São Paulo, na comunidade da Vila Albertina e, no Rio de Janeiro, nas comunidades do Caju e Barreira do Vasco. A Fundação Gol de Letra acredita na educação de pares, e por essa razão, 20 jovens da comunidade, jovens a partir de 14 anos, que atuam juntamente com os educadores e estagiários, participam de um processo de formação, para que ampliem a cultura esportiva e sejam capazes de mudanças de perspectivas de vida, tornando-se multiplicadores de práticas esportivas e de lazer, tornam-se agentes multiplicadores de conhecimentos e atitudes, uma referência para os educandos.
A tutoria para monitores é o acompanhamento individual dos monitores e monitoras para que tenham um suporte em busca de seus objetivos de vida. É uma forma de individualizar o atendimento destes jovens para que se sintam acolhidos e seguros nos passos que pretendem dar em direção ao futuro. Conversamos com cada monitor para saber um pouco mais sobre suas dificuldades atuais, dificuldades estas que podem ser na escola, na fundação ou na vida, e como podemos ajudá-los, buscando saber sobre seus objetivos de vida e o que estão fazendo para alcançá-los. Objetivos que muitas vezes os monitores têm, mas não sabem como acessar, como por ex. como chegar a uma universidade, o que é o ENEM, qual a importância dele etc.
Podemos relatar alguns resultados como: Interesse dos monitores para buscarem uma maior formação profissional querendo fazer uma faculdade, coisa que alguns, quando entraram no projeto, não tinham interesse em fazer. // Interesse maior nos estudos nos anos que antecedem as provas, se preparando melhor para o ENEM e para o vestibular. // Alguns casos de monitores e monitoras: JOVEM 1 – idade: 15 anos – Quer ser jogador de futebol. Está em busca de peneiras para seguir a carreira. Se não der certo vai fazer faculdade de educação física. JOVEM 2 – idade: 17 anos – Quer fazer faculdade de informática para trabalhar com TI. JOVEM 3 – 16 anos – Quando entrou no programa não pensava em fazer faculdade, agora, com a vivência no programa, quer fazer Educação Física para poder ensinar as crianças a jogar futebol. JOVEM 4 – idade: 15 anos – Com a vivência que está tendo como monitora quer fazer faculdade de Educação Física.
A experiencia é muito rica, poder fazer com que os monitores e monitoras reflitam sobre seu futuro, e em alguns casos, mudem de ideia sobre a formação que querem ter para sua vida, como o monitor que não tinha perspectiva de o que fazer no futuro e agora quer fazer faculdade de educação física. Isso pode mudar o futuro do jovem e, consequentemente, da família também, já que muitos monitores colaboram nas despesas de casa com parte da bolsa auxílio que recebem.
A Fundação Gol de Letra é uma organização sem fins lucrativos de caráter público, instituída em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. Reconhecida pela UNESCO como instituição modelo, desenvolve programas de educação integral para cerca de 3.390 crianças, adolescentes e jovens em São Paulo, na comunidade da Vila Albertina e, no Rio de Janeiro, nas comunidades do Caju e Barreira do Vasco. A Fundação Gol de Letra acredita na educação de pares, e por essa razão, 20 jovens da comunidade, jovens a partir de 14 anos, que atuam juntamente com os educadores e estagiários, participam de um processo de formação, para que ampliem a cultura esportiva e sejam capazes de mudanças de perspectivas de vida, tornando-se multiplicadores de práticas esportivas e de lazer, tornam-se agentes multiplicadores de conhecimentos e atitudes, uma referência para os educandos.
A tutoria para monitores é o acompanhamento individual dos monitores e monitoras para que tenham um suporte em busca de seus objetivos de vida. É uma forma de individualizar o atendimento destes jovens para que se sintam acolhidos e seguros nos passos que pretendem dar em direção ao futuro. Conversamos com cada monitor para saber um pouco mais sobre suas dificuldades atuais, dificuldades estas que podem ser na escola, na fundação ou na vida, e como podemos ajudá-los, buscando saber sobre seus objetivos de vida e o que estão fazendo para alcançá-los. Objetivos que muitas vezes os monitores têm, mas não sabem como acessar, como por ex. como chegar a uma universidade, o que é o ENEM, qual a importância dele etc.
Podemos relatar alguns resultados como: Interesse dos monitores para buscarem uma maior formação profissional querendo fazer uma faculdade, coisa que alguns, quando entraram no projeto, não tinham interesse em fazer. // Interesse maior nos estudos nos anos que antecedem as provas, se preparando melhor para o ENEM e para o vestibular. // Alguns casos de monitores e monitoras: JOVEM 1 – idade: 15 anos – Quer ser jogador de futebol. Está em busca de peneiras para seguir a carreira. Se não der certo vai fazer faculdade de educação física. JOVEM 2 – idade: 17 anos – Quer fazer faculdade de informática para trabalhar com TI. JOVEM 3 – 16 anos – Quando entrou no programa não pensava em fazer faculdade, agora, com a vivência no programa, quer fazer Educação Física para poder ensinar as crianças a jogar futebol. JOVEM 4 – idade: 15 anos – Com a vivência que está tendo como monitora quer fazer faculdade de Educação Física.
A experiencia é muito rica, poder fazer com que os monitores e monitoras reflitam sobre seu futuro, e em alguns casos, mudem de ideia sobre a formação que querem ter para sua vida, como o monitor que não tinha perspectiva de o que fazer no futuro e agora quer fazer faculdade de educação física. Isso pode mudar o futuro do jovem e, consequentemente, da família também, já que muitos monitores colaboram nas despesas de casa com parte da bolsa auxílio que recebem.
Nosso propósito é contribuir para democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil.