Trabalhando com famílias

De onde partimos

O Projeto Esporte Cidadania em Ação – Basquete – Grande São Paulo do Instituto Família Barrichello, atua na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo e Diadema. Para realizar este trabalho social de suma importância, contamos com o olhar ampliado de profissionais: educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais executivos, que revertem seus conhecimentos e se colocam a serviço para desenvolverem o trabalho. Como estratégia no trabalho de fortalecimento de vínculos familiares é importante acolhermos as famílias cujos filhos estão inscritos no projeto, criando um espaço para os encontros (aproximação) e não de reunião (discussão), visando a troca de ideias de temas relevantes, informações e atividades que despertem o interesse de participação, para que isso seja mola propulsora de incentivo ao esporte dos filhos (e da própria família), fortalecimento de vínculos e exercício da cidadania.

Quanto ao trabalho com famílias desenvolvido no projeto Esporte e Cidadania em Ação E.C.A. Basquete – Grande São Paulo, o objetivo é criar um espaço descontraído para os encontros com as famílias, visando tratar de assuntos e temas relevantes contidos em nosso cronograma anual, bem como questões do próprio projeto e sociais. Para isso, adotamos a forma circular de conversar, para que todos possam se olhar, pertencer e se integrar. Depois incentivamos a participação com alguma dinâmica e/ou dança circular, para que possamos adentrar nas questões de pauta. Com o tema, sempre buscamos maneiras diferentes aplicar, para que as famílias consigam absorver o conteúdo e lembrar do encontro com gostinho de quero mais! Geralmente os encontros são bimestrais, com tempo de 1h30, às vezes, acontecem na própria sede onde os filhos fazem as atividades de basquete e/ou em alguma Associação próxima. Geralmente os recursos materiais são do próprio Instituto, e também, das parcerias nos núcleos (espaço físico, cadeiras, mesas). Utilizamos a metodologia: os 4 Pilares da Educação (Delors, 1998): aprender, conhecer, fazer e conviver, a Pedagogia da Autonomia (Freire, 1996), a Comunicação Não Violenta (Rosenberg, 1999), Caderno Trabalhando com Famílias (Heloíza Szymanski 1987).

O projeto Esporte e Cidadania em Ação E.C.A. Basquete (zona sul) tem 15 meses de atuação, portanto, vem sendo monitorado e apresenta bons resultados conforme o número de crianças e adolescentes inscritos, bem como a participação familiar nos encontros. O trabalho com famílias, segue o mesmo percurso de tempo e neste, observamos uma movimentação positiva nos encontros. Isso acontece quando fazemos encontros diferentes com descontração e dinâmicas, visando que os assuntos sejam absorvidos facilmente, os resultados aparecem nos encontros seguintes, percebemos mais adesão e satisfação na participação. Claro que há desafios no quesito participação como: compromissos; horário/dia; trabalho; alguém doente, imprevistos; entre outros. Nos encontros, sempre reforçamos a importância da participação, pois só assim a família consegue ter feedbacks por parte da equipe sobre o andamento do projeto, do desenvolvimento dos filhos nas atividades, bem como garantir um espaço de socialização comunitária.

Procuramos em nossa abordagem com famílias aplicar atividades fáceis e de impacto, visando que a experiência possa ir para qualquer lugar, bem como atinja diferentes grupos etários. Acreditamos que encontros com dinâmicas, ritmos e outros elementos que tragam o humor, o riso e a descontração das pessoas que participam dos encontros, é a chave de ouro para que voltem e espalhem que o evento trouxe alegria para o dia!

De onde partimos

O Projeto Esporte Cidadania em Ação – Basquete – Grande São Paulo do Instituto Família Barrichello, atua na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo e Diadema. Para realizar este trabalho social de suma importância, contamos com o olhar ampliado de profissionais: educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais executivos, que revertem seus conhecimentos e se colocam a serviço para desenvolverem o trabalho. Como estratégia no trabalho de fortalecimento de vínculos familiares é importante acolhermos as famílias cujos filhos estão inscritos no projeto, criando um espaço para os encontros (aproximação) e não de reunião (discussão), visando a troca de ideias de temas relevantes, informações e atividades que despertem o interesse de participação, para que isso seja mola propulsora de incentivo ao esporte dos filhos (e da própria família), fortalecimento de vínculos e exercício da cidadania.

O que e como fizemos

Quanto ao trabalho com famílias desenvolvido no projeto Esporte e Cidadania em Ação E.C.A. Basquete – Grande São Paulo, o objetivo é criar um espaço descontraído para os encontros com as famílias, visando tratar de assuntos e temas relevantes contidos em nosso cronograma anual, bem como questões do próprio projeto e sociais. Para isso, adotamos a forma circular de conversar, para que todos possam se olhar, pertencer e se integrar. Depois incentivamos a participação com alguma dinâmica e/ou dança circular, para que possamos adentrar nas questões de pauta. Com o tema, sempre buscamos maneiras diferentes aplicar, para que as famílias consigam absorver o conteúdo e lembrar do encontro com gostinho de quero mais! Geralmente os encontros são bimestrais, com tempo de 1h30, às vezes, acontecem na própria sede onde os filhos fazem as atividades de basquete e/ou em alguma Associação próxima. Geralmente os recursos materiais são do próprio Instituto, e também, das parcerias nos núcleos (espaço físico, cadeiras, mesas). Utilizamos a metodologia: os 4 Pilares da Educação (Delors, 1998): aprender, conhecer, fazer e conviver, a Pedagogia da Autonomia (Freire, 1996), a Comunicação Não Violenta (Rosenberg, 1999), Caderno Trabalhando com Famílias (Heloíza Szymanski 1987).

Resultados e aprendizagens

O projeto Esporte e Cidadania em Ação E.C.A. Basquete (zona sul) tem 15 meses de atuação, portanto, vem sendo monitorado e apresenta bons resultados conforme o número de crianças e adolescentes inscritos, bem como a participação familiar nos encontros. O trabalho com famílias, segue o mesmo percurso de tempo e neste, observamos uma movimentação positiva nos encontros. Isso acontece quando fazemos encontros diferentes com descontração e dinâmicas, visando que os assuntos sejam absorvidos facilmente, os resultados aparecem nos encontros seguintes, percebemos mais adesão e satisfação na participação. Claro que há desafios no quesito participação como: compromissos; horário/dia; trabalho; alguém doente, imprevistos; entre outros. Nos encontros, sempre reforçamos a importância da participação, pois só assim a família consegue ter feedbacks por parte da equipe sobre o andamento do projeto, do desenvolvimento dos filhos nas atividades, bem como garantir um espaço de socialização comunitária.

Experiência obtida

Procuramos em nossa abordagem com famílias aplicar atividades fáceis e de impacto, visando que a experiência possa ir para qualquer lugar, bem como atinja diferentes grupos etários. Acreditamos que encontros com dinâmicas, ritmos e outros elementos que tragam o humor, o riso e a descontração das pessoas que participam dos encontros, é a chave de ouro para que voltem e espalhem que o evento trouxe alegria para o dia!

Veja também

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