Em 2022, o PRODHE realizou a Semana Brincar no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), inspirada nas campanhas da Semana Mundial do Brincar (SMB – Aliança pela Infância) e Dia do Desafio (DD – Sesc), cujas propostas convergem com o tema vidas ativas, desenvolvido pelo PRODHE.
Na edição 2023, o evento foi renomeado para Semana Conviver, Jogar e Brincar, inspirando-se novamente na SMB e no DD, com os temas “A Natureza no Brincar” e “Muito mais que um dia!”, respectivamente.
Muitos pontos convergiram para a realização desta experiência: experimentar novas formas de estar, interagir e utilizar os espaços do CEPEUSP; articular com eventos internacionais realizados na mesma época, trazendo as temáticas para dialogarem com vidas ativas; aperfeiçoar um evento intergeracional para públicos diversos em um local predominantemente universitário e mais restrito à comunidade uspiana; estimular um uso mais democrático e espontâneo das áreas esportivas e de convivência.
Durante quatro dias foi oportunizada uma programação livre e espontânea com uma maior ou menor disponibilidade de materiais durante o horário de funcionamento do local. Em alguns dias/horários específicos houve uma programação orientada de Atividades Físicas e Esportivas (AFEs).
Baseadas nas ideias e práticas de Parques Naturalizados e Urbanismo Tático (referenciais e estratégias temáticas da Semana Mundial do Brincar e Dia do Desafio, respectivamente), intervenções temporárias foram abertas ao público em geral. Jogos, brincadeiras, interações, exposição, contemplações, oportunidades para vidas+ativas.
A semana articulou-se com campanhas internacionais sem perder características vocacionais do CEPEUSP e valorizando a concepção de vidas ativas.
Quantitativamente, mais de 600 participações.
Qualitativamente: intervenções de baixo custo e alto impacto são viáveis para promover estímulos à prática de AFEs mais espontâneas, comunitárias e democráticas; espaços para contemplação, descanso e convivência são essenciais à apropriação e sentimento de pertencimento dos frequentadores de um local, tornando-o um espaço de permanência e não de passagem para a realização de atividades pré-definidas; a relação das AFEs com outros temas que dialogam para promover modos de vida mais ativos é enriquecedora. Parques Naturalizados e Urbanismo Tático serviram de base para a ambiência, ressaltando a sustentabilidade, mudança climática, mobilidade ativa como impactantes nas possibilidades de vidas ativas; a qualificação dos usos dos espaços se deu pela diversidade de opções de atividades, estímulos visuais e sonoros, materiais para uso comum e estímulo à convivência e compartilhamento.
A experiência em si, quando analisada da perspectiva de oportunizar atividades diversas em espaços variados, é possível de ser realizada em outros locais, podendo ser para um grupo etário mais específico ou visando um público intergeracional.
Quando pensada em seus aspectos de articulação de temas, ações, parceiros, torna-se necessário que cada instituição reflita sobre sua realidade e possibilidades, gerando sentidos e significados próprios.
Nossos agradecimentos ao Circo Social do Grajaú, EMEF Eda Terezinha Chica Medeiros, Escola de Aplicação da FEUSP, universitárias, universitários, servidoras, servidores e frequentadores do Cepeusp e da USP que fizeram a semana acontecer em suas várias etapas de concepção, estruturação e realização.
Em 2022, o PRODHE realizou a Semana Brincar no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), inspirada nas campanhas da Semana Mundial do Brincar (SMB – Aliança pela Infância) e Dia do Desafio (DD – Sesc), cujas propostas convergem com o tema vidas ativas, desenvolvido pelo PRODHE.
Na edição 2023, o evento foi renomeado para Semana Conviver, Jogar e Brincar, inspirando-se novamente na SMB e no DD, com os temas “A Natureza no Brincar” e “Muito mais que um dia!”, respectivamente.
Muitos pontos convergiram para a realização desta experiência: experimentar novas formas de estar, interagir e utilizar os espaços do CEPEUSP; articular com eventos internacionais realizados na mesma época, trazendo as temáticas para dialogarem com vidas ativas; aperfeiçoar um evento intergeracional para públicos diversos em um local predominantemente universitário e mais restrito à comunidade uspiana; estimular um uso mais democrático e espontâneo das áreas esportivas e de convivência.
Durante quatro dias foi oportunizada uma programação livre e espontânea com uma maior ou menor disponibilidade de materiais durante o horário de funcionamento do local. Em alguns dias/horários específicos houve uma programação orientada de Atividades Físicas e Esportivas (AFEs).
Baseadas nas ideias e práticas de Parques Naturalizados e Urbanismo Tático (referenciais e estratégias temáticas da Semana Mundial do Brincar e Dia do Desafio, respectivamente), intervenções temporárias foram abertas ao público em geral. Jogos, brincadeiras, interações, exposição, contemplações, oportunidades para vidas+ativas.
A semana articulou-se com campanhas internacionais sem perder características vocacionais do CEPEUSP e valorizando a concepção de vidas ativas.
Quantitativamente, mais de 600 participações.
Qualitativamente: intervenções de baixo custo e alto impacto são viáveis para promover estímulos à prática de AFEs mais espontâneas, comunitárias e democráticas; espaços para contemplação, descanso e convivência são essenciais à apropriação e sentimento de pertencimento dos frequentadores de um local, tornando-o um espaço de permanência e não de passagem para a realização de atividades pré-definidas; a relação das AFEs com outros temas que dialogam para promover modos de vida mais ativos é enriquecedora. Parques Naturalizados e Urbanismo Tático serviram de base para a ambiência, ressaltando a sustentabilidade, mudança climática, mobilidade ativa como impactantes nas possibilidades de vidas ativas; a qualificação dos usos dos espaços se deu pela diversidade de opções de atividades, estímulos visuais e sonoros, materiais para uso comum e estímulo à convivência e compartilhamento.
A experiência em si, quando analisada da perspectiva de oportunizar atividades diversas em espaços variados, é possível de ser realizada em outros locais, podendo ser para um grupo etário mais específico ou visando um público intergeracional.
Quando pensada em seus aspectos de articulação de temas, ações, parceiros, torna-se necessário que cada instituição reflita sobre sua realidade e possibilidades, gerando sentidos e significados próprios.
Nossos agradecimentos ao Circo Social do Grajaú, EMEF Eda Terezinha Chica Medeiros, Escola de Aplicação da FEUSP, universitárias, universitários, servidoras, servidores e frequentadores do Cepeusp e da USP que fizeram a semana acontecer em suas várias etapas de concepção, estruturação e realização.
Nosso propósito é contribuir para democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil.