O objetivo do projeto foi o de proporcionar às crianças da Educação Infantil a vivência de diversas modalidades esportivas adaptadas, considerando a ludicidade, cooperação e a competição, permitindo a experimentação desses esportes, e a valorização da autonomia, participação, do respeito mútuo, união, colaboração, responsabilidade e organização. O projeto dos Jogos Panamericanos está vinculado a outro projeto institucional da rede municipal de Cajamar denominado “Olhos voltados a outras culturas”, que visa conhecer diferentes etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las.
O projeto iniciou com a apresentação da ideia aos gestores das 25 escolas de Educação Infantil do município de Cajamar. E em seguida foi feita uma capacitação com professores sobre como explorar, vivenciar, e adaptar as modalidades esportivas presentes no evento. Também foi feita formação com os monitores educacionais. As atividades aconteceram ao longo do ano em todas as escolas envolvidas, com os alunos de fase 01 a fase 05.
Ao todo, participaram das formações sobre o Projeto Jogos Panamericanos 25 gestores das escolas de Educação Infantil, cerca de 1000 professores PDI, e 100 monitores que atuam nessa fase. Nessa fase de ensino, não contamos com professores de Educação Física atuando nas escolas. Foram desenvolvidas atividades esportivas adaptadas relacionadas a todas envolvidas no evento, como futebol, basquete, atletismo, golbol, escalada, breaking, golfe, levantamento de peso, ginástica, hipismo, esgrima, etc. participaram das experiências quase 6 mil alunos de 01 a 06 anos. O projeto superou as expectativas, e o que inicialmente era para ser desenvolvido no primeiro semestre se estendeu ao longo do ano todo. Alguns desafios iniciais relacionados a falta de material foram superados com uso de materiais recicláveis, e o pouco espaço de algumas escolas não foi problema, as atividades foram realizadas em pátios, corredores, dento de salas e gramados.
O projeto também foi levado às escolas de Ensino Fundamental, sendo trabalhado pelos professores de Educação Física, alinhado com as atividades já propostas em material didático apostilado. As atividades do projeto também foram vivenciadas com os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de forma satisfatória. O projeto envolveu toda escola, com participação de alunos, professores, gestores e outros funcionários, desde a criação e adaptação dos materiais necessários, competições entre turmas, e apresentações culturais. Para além da escola, os alunos gostaram tanto que reproduziram as atividades em casa, com a família.
O objetivo do projeto foi o de proporcionar às crianças da Educação Infantil a vivência de diversas modalidades esportivas adaptadas, considerando a ludicidade, cooperação e a competição, permitindo a experimentação desses esportes, e a valorização da autonomia, participação, do respeito mútuo, união, colaboração, responsabilidade e organização. O projeto dos Jogos Panamericanos está vinculado a outro projeto institucional da rede municipal de Cajamar denominado “Olhos voltados a outras culturas”, que visa conhecer diferentes etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las.
O projeto iniciou com a apresentação da ideia aos gestores das 25 escolas de Educação Infantil do município de Cajamar. E em seguida foi feita uma capacitação com professores sobre como explorar, vivenciar, e adaptar as modalidades esportivas presentes no evento. Também foi feita formação com os monitores educacionais. As atividades aconteceram ao longo do ano em todas as escolas envolvidas, com os alunos de fase 01 a fase 05.
Ao todo, participaram das formações sobre o Projeto Jogos Panamericanos 25 gestores das escolas de Educação Infantil, cerca de 1000 professores PDI, e 100 monitores que atuam nessa fase. Nessa fase de ensino, não contamos com professores de Educação Física atuando nas escolas. Foram desenvolvidas atividades esportivas adaptadas relacionadas a todas envolvidas no evento, como futebol, basquete, atletismo, golbol, escalada, breaking, golfe, levantamento de peso, ginástica, hipismo, esgrima, etc. participaram das experiências quase 6 mil alunos de 01 a 06 anos. O projeto superou as expectativas, e o que inicialmente era para ser desenvolvido no primeiro semestre se estendeu ao longo do ano todo. Alguns desafios iniciais relacionados a falta de material foram superados com uso de materiais recicláveis, e o pouco espaço de algumas escolas não foi problema, as atividades foram realizadas em pátios, corredores, dento de salas e gramados.
O projeto também foi levado às escolas de Ensino Fundamental, sendo trabalhado pelos professores de Educação Física, alinhado com as atividades já propostas em material didático apostilado. As atividades do projeto também foram vivenciadas com os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de forma satisfatória. O projeto envolveu toda escola, com participação de alunos, professores, gestores e outros funcionários, desde a criação e adaptação dos materiais necessários, competições entre turmas, e apresentações culturais. Para além da escola, os alunos gostaram tanto que reproduziram as atividades em casa, com a família.
Nosso propósito é contribuir para democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil.