A igualdade de gênero é um tema bastante atual, porém pouco discutido, e a Fundação Gol de Letra (FGL) identifica que a comunidade na qual está inserida apresenta uma desigualdade social muito grande, principalmente, com meninas e mulheres. Tendo a FGL em seu alicerce a Educação Integral considerando a formação e o desenvolvimento humano na sua totalidade e tendo como pano de fundo o Esporte Educacional, baseado em seus princípios Aprender, Conviver e Multiplicar, busca por meio do Projeto Esporte e Gênero, discutir temas relevantes para trazer reflexões aos educandos acerca dos diversos tipos de preconceitos, violências e discriminações, que estes possam estar sofrendo e assim refletir como este processo de violência e violação de direitos, influência no seu papel social. Objetivo: Verificar como o Projeto Esporte e Gênero tem impactado os educandos de 09 turmas de esportes da FGL.
Realizamos uma pesquisa descritiva procurando identificar as opiniões dos educandos referente o impacto do projeto esporte e gênero. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educandos que participaram das oficinas do projeto, no 1º trimestre de 2023, na qual se discutiu Gênero, Estereótipos de Gênero e Violência. A amostra deste estudo foi de 26 educandos, com idade de 07 a 18 anos (média de 13,31 anos), que foram selecionados de forma aleatória, destes 13 eram meninos e 13 eram meninas, e todos participaram de forma voluntária. Após o término das aulas, os educandos selecionados eram convidados a relatar sobre o projeto. A entrevista era composta pelas seguintes questões: 1) Você já foi discriminado por algum colega?; 2) Você já discriminou algum colega?; 3) Você acha que na FGL há discriminação ou exclusão de meninas das atividades?; 4) E das oficinas de esporte e gênero, qual a importância destas oficinas para você?; 5) Você acredita que o projeto ajuda no processo de inclusão e melhora da sociedade?; 6) Das oficinas realizadas, o que mais lhe chamou a atenção? Os educandos responderam de forma individual, sem a interferência direta do entrevistador, apenas quando o educando desviava o foco da pergunta é que havia uma interferência do entrevistador, com o intuito de redirecionar a linha de raciocínio do educando.
Ao questionarmos sobre discriminação 54% afirmaram que já sofreram algum tipo de preconceito e 23% já tiveram atitudes discriminatórias. Sobre a participação das meninas nas atividades propostas pela FGL alguns educandos apontaram que, principalmente, no futsal há uma exclusão, porém outro jovem aponta que os professores tem a preocupação de evitar estes acontecimentos trazendo para a roda de conversa o debate da participação de meninas nos esportes. Ao perguntarmos a importância das atividades propostas e o que lhes chamou mais atenção no projeto 100% da amostra afirma ser positiva as atividades, pois possibilita a reflexão sobre o processo de inclusão e participação das meninas nas atividades além de projetar uma mudança de perspectiva de si diante do mundo ao qual está inserido. Quando questionados se o projeto ajuda no processo de melhoria da sociedade os jovens apontam que o respeito, o diálogo, a opinião e como vemos o outro, são fundamentais para que haja uma sociedade melhor.
Portanto, diante dos resultados percebemos a importância e o impacto que este projeto tem causado nos educandos demonstrando a necessidade de se discutir temas tão relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O Esporte além de desenvolver integralmente o indivíduo é capaz de empoderar as meninas, uma vez que a prática esportiva mais igualitária favorece o desenvolvimento da autonomia, garantindo a elas o poder de decidir sobre sua vida. Ao conhecer seus direitos elas garantem a oportunidade de escolha, e, segurança para serem quem quiserem ser. Logo, o projeto como é de forma contínua, é uma proposta institucional da FGL e está em consonância com os ODS, em específico o objetivo 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas, no decorrer do ano serão abordados outros temas relevantes, como capacitismo, racismo, masculinidade, autoestima, a mulher no esporte e lideranças, dando assim continuidade a este processo formativo de nossos educandos.
A igualdade de gênero é um tema bastante atual, porém pouco discutido, e a Fundação Gol de Letra (FGL) identifica que a comunidade na qual está inserida apresenta uma desigualdade social muito grande, principalmente, com meninas e mulheres. Tendo a FGL em seu alicerce a Educação Integral considerando a formação e o desenvolvimento humano na sua totalidade e tendo como pano de fundo o Esporte Educacional, baseado em seus princípios Aprender, Conviver e Multiplicar, busca por meio do Projeto Esporte e Gênero, discutir temas relevantes para trazer reflexões aos educandos acerca dos diversos tipos de preconceitos, violências e discriminações, que estes possam estar sofrendo e assim refletir como este processo de violência e violação de direitos, influência no seu papel social. Objetivo: Verificar como o Projeto Esporte e Gênero tem impactado os educandos de 09 turmas de esportes da FGL.
Realizamos uma pesquisa descritiva procurando identificar as opiniões dos educandos referente o impacto do projeto esporte e gênero. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educandos que participaram das oficinas do projeto, no 1º trimestre de 2023, na qual se discutiu Gênero, Estereótipos de Gênero e Violência. A amostra deste estudo foi de 26 educandos, com idade de 07 a 18 anos (média de 13,31 anos), que foram selecionados de forma aleatória, destes 13 eram meninos e 13 eram meninas, e todos participaram de forma voluntária. Após o término das aulas, os educandos selecionados eram convidados a relatar sobre o projeto. A entrevista era composta pelas seguintes questões: 1) Você já foi discriminado por algum colega?; 2) Você já discriminou algum colega?; 3) Você acha que na FGL há discriminação ou exclusão de meninas das atividades?; 4) E das oficinas de esporte e gênero, qual a importância destas oficinas para você?; 5) Você acredita que o projeto ajuda no processo de inclusão e melhora da sociedade?; 6) Das oficinas realizadas, o que mais lhe chamou a atenção? Os educandos responderam de forma individual, sem a interferência direta do entrevistador, apenas quando o educando desviava o foco da pergunta é que havia uma interferência do entrevistador, com o intuito de redirecionar a linha de raciocínio do educando.
Ao questionarmos sobre discriminação 54% afirmaram que já sofreram algum tipo de preconceito e 23% já tiveram atitudes discriminatórias. Sobre a participação das meninas nas atividades propostas pela FGL alguns educandos apontaram que, principalmente, no futsal há uma exclusão, porém outro jovem aponta que os professores tem a preocupação de evitar estes acontecimentos trazendo para a roda de conversa o debate da participação de meninas nos esportes. Ao perguntarmos a importância das atividades propostas e o que lhes chamou mais atenção no projeto 100% da amostra afirma ser positiva as atividades, pois possibilita a reflexão sobre o processo de inclusão e participação das meninas nas atividades além de projetar uma mudança de perspectiva de si diante do mundo ao qual está inserido. Quando questionados se o projeto ajuda no processo de melhoria da sociedade os jovens apontam que o respeito, o diálogo, a opinião e como vemos o outro, são fundamentais para que haja uma sociedade melhor.
Portanto, diante dos resultados percebemos a importância e o impacto que este projeto tem causado nos educandos demonstrando a necessidade de se discutir temas tão relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O Esporte além de desenvolver integralmente o indivíduo é capaz de empoderar as meninas, uma vez que a prática esportiva mais igualitária favorece o desenvolvimento da autonomia, garantindo a elas o poder de decidir sobre sua vida. Ao conhecer seus direitos elas garantem a oportunidade de escolha, e, segurança para serem quem quiserem ser. Logo, o projeto como é de forma contínua, é uma proposta institucional da FGL e está em consonância com os ODS, em específico o objetivo 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas, no decorrer do ano serão abordados outros temas relevantes, como capacitismo, racismo, masculinidade, autoestima, a mulher no esporte e lideranças, dando assim continuidade a este processo formativo de nossos educandos.
Nosso propósito é contribuir para democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil.