Play and Stay: Uma experiência de iniciação esportiva tardia na modalidade tênis de campo.

De onde partimos

Este texto relata uma experiência de iniciação esportiva tardia através do Programa Sesc de Esportes, com um grupo de adultos que não tinha vivência na modalidade tênis de campo, na unidade Sesc Jundiaí. Após a Pandemia da Covid-19 o perfil das nossas turmas mudou. Alguns cursos foram encerrados, alunos mudaram os horários de trabalho e de estudos, e isso permitiu a abertura de vagas para novos alunos no curso de Tênis. Nesse momento foi necessário repensar o planejamento e os objetivos do curso, além de tentar prever as dificuldades que seriam encontradas pelos educandos. O envolvimento no projeto se deu por interesse próprio dos alunos.

A ampliação do número de vagas e início de novos alunos aconteceu em janeiro de 2023, com a chegada de mais um educador na turma. Como uma das estratégias de aprendizagem, foram utilizados outros espaços da unidade, além da quadra oficial de tênis, como a sala de Squash, o ginásio, o campo de futebol society, além do Espaço de Tecnologia e Artes. Os recursos materiais também foram diversificados, incluindo mini redes, bolas e raquetes de iniciação, cones, bambolês e elástico. Desde o início do projeto, apresentamos a metodologia Play and Stay da ITF (Federação Internacional de Tênis), que propõe uma abordagem de acordo com a proficiência do aluno e adaptada para diferentes níveis de aprendizagem. Além disso, os alunos participaram de um minicurso com o professor Daniel Rosenbaum, especialista em tênis, onde puderam vivenciar uma outra abordagem de iniciação esportiva.
Ao longo do ano, os alunos também puderam experimentar elementos de outras modalidades esportivas, como o badminton, o squash e o frescobol, para desenvolver movimentos e fundamentos específicos do tênis. Para motivar e avaliar os alunos, foram realizados festivais com as diferentes bolas da metodologia Play and Stay, que exigiam diferentes habilidades e estratégias. Os recursos audiovisuais também foram explorados, como a exibição de jogos oficiais, filmagens e fotos das aulas, além da utilização do aplicativo Tennis Clash, que permite simular partidas de tênis entre os alunos.

A iniciação esportiva traz benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, mas também apresenta desafios e limitações, especialmente em relação ao desempenho e à competitividade. Como resultado dessa proposta metodológica, observamos a permanência dos alunos e um aumento do interesse pela modalidade, participando ativamente das aulas e dos eventos organizados. O grupo se engajou nas atividades propostas e mostrou avanços no aprendizado das técnicas e da tática do jogo. Para avaliar os resultados dessa experiência, utilizamos um questionário de avaliação trimestral, que abordava aspectos como satisfação, motivação, dificuldades e sugestões dos alunos. Além disso, também levamos em conta a percepção subjetiva da performance dos alunos baseada nas observações das aulas, nos feedbacks e no desempenho dentro e fora das quadras. Os dados coletados indicam que a metodologia utilizada é uma alternativa viável e eficaz para o desenvolvimento esportivo de adultos.

A prática esportiva na idade adulta é um desafio que requer motivação, orientação e adaptação. Uma forma de facilitar o acesso e a manutenção desses novos alunos é utilizar uma metodologia que diminui as dimensões do campo e a complexidade das regras, e aumenta o tempo de contato e experimentação com o material, aproximando ao máximo o aluno do jogo em si. Um dos elementos-chave dessa experiência foi a atenção especial dedicada a cada aluno, considerando suas necessidades, limitações e potencialidades. Essa metodologia pode ser aplicada em diferentes modalidades esportivas, para várias faixas etárias, respeitando as características e os objetivos de cada esporte.

De onde partimos

Este texto relata uma experiência de iniciação esportiva tardia através do Programa Sesc de Esportes, com um grupo de adultos que não tinha vivência na modalidade tênis de campo, na unidade Sesc Jundiaí. Após a Pandemia da Covid-19 o perfil das nossas turmas mudou. Alguns cursos foram encerrados, alunos mudaram os horários de trabalho e de estudos, e isso permitiu a abertura de vagas para novos alunos no curso de Tênis. Nesse momento foi necessário repensar o planejamento e os objetivos do curso, além de tentar prever as dificuldades que seriam encontradas pelos educandos. O envolvimento no projeto se deu por interesse próprio dos alunos.

O que e como fizemos

A ampliação do número de vagas e início de novos alunos aconteceu em janeiro de 2023, com a chegada de mais um educador na turma. Como uma das estratégias de aprendizagem, foram utilizados outros espaços da unidade, além da quadra oficial de tênis, como a sala de Squash, o ginásio, o campo de futebol society, além do Espaço de Tecnologia e Artes. Os recursos materiais também foram diversificados, incluindo mini redes, bolas e raquetes de iniciação, cones, bambolês e elástico. Desde o início do projeto, apresentamos a metodologia Play and Stay da ITF (Federação Internacional de Tênis), que propõe uma abordagem de acordo com a proficiência do aluno e adaptada para diferentes níveis de aprendizagem. Além disso, os alunos participaram de um minicurso com o professor Daniel Rosenbaum, especialista em tênis, onde puderam vivenciar uma outra abordagem de iniciação esportiva.
Ao longo do ano, os alunos também puderam experimentar elementos de outras modalidades esportivas, como o badminton, o squash e o frescobol, para desenvolver movimentos e fundamentos específicos do tênis. Para motivar e avaliar os alunos, foram realizados festivais com as diferentes bolas da metodologia Play and Stay, que exigiam diferentes habilidades e estratégias. Os recursos audiovisuais também foram explorados, como a exibição de jogos oficiais, filmagens e fotos das aulas, além da utilização do aplicativo Tennis Clash, que permite simular partidas de tênis entre os alunos.

Resultados e aprendizagens

A iniciação esportiva traz benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, mas também apresenta desafios e limitações, especialmente em relação ao desempenho e à competitividade. Como resultado dessa proposta metodológica, observamos a permanência dos alunos e um aumento do interesse pela modalidade, participando ativamente das aulas e dos eventos organizados. O grupo se engajou nas atividades propostas e mostrou avanços no aprendizado das técnicas e da tática do jogo. Para avaliar os resultados dessa experiência, utilizamos um questionário de avaliação trimestral, que abordava aspectos como satisfação, motivação, dificuldades e sugestões dos alunos. Além disso, também levamos em conta a percepção subjetiva da performance dos alunos baseada nas observações das aulas, nos feedbacks e no desempenho dentro e fora das quadras. Os dados coletados indicam que a metodologia utilizada é uma alternativa viável e eficaz para o desenvolvimento esportivo de adultos.

Experiência obtida

A prática esportiva na idade adulta é um desafio que requer motivação, orientação e adaptação. Uma forma de facilitar o acesso e a manutenção desses novos alunos é utilizar uma metodologia que diminui as dimensões do campo e a complexidade das regras, e aumenta o tempo de contato e experimentação com o material, aproximando ao máximo o aluno do jogo em si. Um dos elementos-chave dessa experiência foi a atenção especial dedicada a cada aluno, considerando suas necessidades, limitações e potencialidades. Essa metodologia pode ser aplicada em diferentes modalidades esportivas, para várias faixas etárias, respeitando as características e os objetivos de cada esporte.

Veja também

Logos
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo