O Impacto da roda cantada na atuação em quadra com os alunos

De onde partimos

Desde que entramos no IFB ( Instituto Família Barrichello), a roda cantata está presente no início e no término de cada formação e encontro com as equipes, no objetivo de estabelecer conexões e vínculos entre cada um. Após cada roda cantada, o ambiente ficava mais leve, mais descontraído, permitindo uma interação melhor. Em uma primeira e breve visita a um dos núcleos (CCA Carmo) no início do Projeto ECA Centro, foi observado as crianças (6e 7 anos) participando das atividades e para finalizar a aula, realizaram uma roda cantada, com o intuito de chamar a atenção e reunir todos para um bate papo, e foi incrível a forma como todos compreendiam que ao iniciar a música e roda, era hora de se reunir.

A partir deste contexto, o espaço utilizado foi a quadra iniciando as aulas com a roda cantada, através de observação e hipotese diagnóstica de que esta ação atrairia a atenção dos alunos. Com isso utilizamos esta estratégia com as 3 turmas atendidas, de faixa etária entre 6 a 9 anos de idade,
O mais incrivel nesta intervensão pedagógica é que não era necessário nenhum material físico, porém a possibilidade de inserção do mesmo pode ocorrer de forma desafiadora com as crianças de 6 a 7 anos, mas ainda sim, positiva.
Um dos motivos de a roda cantada ter sido escolhida foi a observação das turmas, os educadores haviam testado anteriormente apitos, combinados, e por vezes atividades com bastante movimentação corporal, mas a musica em combinação com alguma “coreografia” ou simples movimentos tornou-se algo cativante para atrair a atenção dos mesmos, por isso a escolha.
Algumas estratégias utilizadas com as turmas foi, fazer presentes músicas que eles já conheciam, que outros educadores já haviam apresentado e assim despertar um pouco mais esse interesse neles, trazendo e inserindo com o tempo algumas músicas diferentes.

A iniciativa já apresenta resultado, atualmente as turmas em que utilizamos a roda cantada por vezes ao subir para a quadra, alguns alunos já puxam a música para iniciar a aula, nem sempre todos participam mas ainda sim conseguimos perceber como e de que modo estão ali presentes. A roda cantada para nós educadores transmite uma mensagem subliminar de: atenção a aula vai começar! temos algo importante a dizer! Queremos saber como vocês estão!.
Pois com base no diálogo e acolhimento muitas vezes é possível identificar como está o temperamento da turma e como iremos e guiar a aula em diante.
Contudo, não será com todas as turmas e em toda aula que a roda cantada irá funcionar. Um exemplo que tivemos foi com os adolescentes, muitos já haviam tido essa experiência, quando criança com outros educadores, e atualmente não se faz mais tão atraente e cativante para eles, com isso outros métodos acabam sendo introduzidos para ainda sim ter esse momento de conversa, conexão e observação da turma.

Enquanto Prof. de Natação, eu Jussara ja utilizei a roda cantada com as crianças de 2 a 4 anos, a roda serve muito para trazê-los pro agora, o que vamos fazer daqui pra frente, com gestos e movimentos básicos mas atrativo pra a idade.
Uma dica que tivemos na prática é: Faça sem expectativas, pois trazemos isso para a aula com o intuito de dar certo, mas é algo construtivo, á turmas que captam mais rápido que as outras, à aulas que só dão certo se for iniciada com a roda por uma questão de descarga de energia, eles vêm tão enérgicos e a roda cantada com movimentos agitados ou não, faz essa ansiedade se acalmar, e dar espaço para a escuta, mas contudo faça sem expectativas, pois essa experiência de dar certo ou não trabalha junto a determinação e persistência acarretando em um ótimo resultado no final.

De onde partimos

Desde que entramos no IFB ( Instituto Família Barrichello), a roda cantata está presente no início e no término de cada formação e encontro com as equipes, no objetivo de estabelecer conexões e vínculos entre cada um. Após cada roda cantada, o ambiente ficava mais leve, mais descontraído, permitindo uma interação melhor. Em uma primeira e breve visita a um dos núcleos (CCA Carmo) no início do Projeto ECA Centro, foi observado as crianças (6e 7 anos) participando das atividades e para finalizar a aula, realizaram uma roda cantada, com o intuito de chamar a atenção e reunir todos para um bate papo, e foi incrível a forma como todos compreendiam que ao iniciar a música e roda, era hora de se reunir.

O que e como fizemos

A partir deste contexto, o espaço utilizado foi a quadra iniciando as aulas com a roda cantada, através de observação e hipotese diagnóstica de que esta ação atrairia a atenção dos alunos. Com isso utilizamos esta estratégia com as 3 turmas atendidas, de faixa etária entre 6 a 9 anos de idade,
O mais incrivel nesta intervensão pedagógica é que não era necessário nenhum material físico, porém a possibilidade de inserção do mesmo pode ocorrer de forma desafiadora com as crianças de 6 a 7 anos, mas ainda sim, positiva.
Um dos motivos de a roda cantada ter sido escolhida foi a observação das turmas, os educadores haviam testado anteriormente apitos, combinados, e por vezes atividades com bastante movimentação corporal, mas a musica em combinação com alguma “coreografia” ou simples movimentos tornou-se algo cativante para atrair a atenção dos mesmos, por isso a escolha.
Algumas estratégias utilizadas com as turmas foi, fazer presentes músicas que eles já conheciam, que outros educadores já haviam apresentado e assim despertar um pouco mais esse interesse neles, trazendo e inserindo com o tempo algumas músicas diferentes.

Resultados e aprendizagens

A iniciativa já apresenta resultado, atualmente as turmas em que utilizamos a roda cantada por vezes ao subir para a quadra, alguns alunos já puxam a música para iniciar a aula, nem sempre todos participam mas ainda sim conseguimos perceber como e de que modo estão ali presentes. A roda cantada para nós educadores transmite uma mensagem subliminar de: atenção a aula vai começar! temos algo importante a dizer! Queremos saber como vocês estão!.
Pois com base no diálogo e acolhimento muitas vezes é possível identificar como está o temperamento da turma e como iremos e guiar a aula em diante.
Contudo, não será com todas as turmas e em toda aula que a roda cantada irá funcionar. Um exemplo que tivemos foi com os adolescentes, muitos já haviam tido essa experiência, quando criança com outros educadores, e atualmente não se faz mais tão atraente e cativante para eles, com isso outros métodos acabam sendo introduzidos para ainda sim ter esse momento de conversa, conexão e observação da turma.

Experiência obtida

Enquanto Prof. de Natação, eu Jussara ja utilizei a roda cantada com as crianças de 2 a 4 anos, a roda serve muito para trazê-los pro agora, o que vamos fazer daqui pra frente, com gestos e movimentos básicos mas atrativo pra a idade.
Uma dica que tivemos na prática é: Faça sem expectativas, pois trazemos isso para a aula com o intuito de dar certo, mas é algo construtivo, á turmas que captam mais rápido que as outras, à aulas que só dão certo se for iniciada com a roda por uma questão de descarga de energia, eles vêm tão enérgicos e a roda cantada com movimentos agitados ou não, faz essa ansiedade se acalmar, e dar espaço para a escuta, mas contudo faça sem expectativas, pois essa experiência de dar certo ou não trabalha junto a determinação e persistência acarretando em um ótimo resultado no final.

Veja também

Logos
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo