Em ago/19, o CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo) recebeu uma oficina de FooBaSkill – modalidade esportiva que mistura habilidades do basquete e futebol -, ministrada pelo professor suíço Pascal Roserens, cocriador do jogo.
Desde então, cogitou-se a possibilidade de um intercâmbio para um tempo maior de desenvolvimento das atividades em São Paula. Em 2022, foi elaborado, apresentado e aprovado o projeto na Suíça. No 2o semestre de 2023 foram realizadas oficinas, aulas, eventos para públicos diversos na Grande São Paulo.
O PRODHE (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte) dedicou-se a este projeto por compreender que: modalidades esportivas alternativas propiciam oportunidades e escolhas para vidas+ativas; o mesmo só ocorreria com uma articulação em rede; o conteúdo da modalidade e a postura do professor agregariam em todas as relações estabelecidas.
O primeiro passo foi apoiar o projeto de intercâmbio, mobilizando inicialmente o CEPEUSP, a REMS (Rede Esporte pela Mudança Social) e a SME (Secretaria Municipal de Educação), que providenciaram cartas e se comprometeram a realizar ações com o professor e o FooBaSkill. Após a aprovação do projeto, o PRODHE ficou responsável por articular contatos e aproximações do Pascal com potenciais parceiros. Neste processo, algumas ações em destaque: aulas com crianças, adolescentes, jovens e adultos de cursos do Cepeusp e Sesc Pinheiros; curso para 40 professores da rede de ensino municipal; aulas em disciplinas de cursos de Educação Física da USP; formação com educadoras(es) da Fundação Casa; aulas em ONGs associadas da REMS, em escolas municipais, em uma escola cooperativa; desafios entre equipes universitárias de futebol e basquete.
Vale mencionar que, sempre que possível, a intenção do Pascal era conhecer primeiro o local, os grupos, como o educador(a) realizava sua aula, sentir a “energia”, para depois preparar a aula mais adequada ao grupo e seus objetivos. Quando não era possível, uma conversa no início das aulas auxiliava nesta adaptação.
Na maior parte das aulas/visitas, o trabalho foi coletivo, articulação, conversa, entendimento do que poderia ser feito, realização e feedback.
Em relação ao FooBaSkill em si, o texto referencial pode ser baixado em: https://foobaskill.com/wp-content/uploads/2019/12/FooBaSKILL_Portugues.pdf
Foi uma oportunidade do PRODHE relacionar-se com parceiros antigos e novos, intermediar uma ação que faz parte dos conceitos e metodologia de trabalho, planejar eventos da agenda 2023 com um diferencial. Houve a dedicação de um tempo institucional, mas estava claro que era uma oportunidade única.
Um desafio foi a diferença cultural. Como houve uma construção coletiva e processual, estabeleceu-se uma relação de confiança com o Pascal para que ele percebesse a flexibilidade do método de trabalho. O resultado quantitativo (ago/set) mostra o acerto: aproximadamente 890 pessoas envolvidas, sendo aproximadamente 200 educadoras(es).
Qualitativamente, tivemos uma satisfação de quase 100% das pessoas, desde as que vieram curiosas e abertas à novidade até as desconfiadas. Estas puderam perceber a postura do Pascal de interesse sincero nas experiências educativas de cada um e a flexibilidade do FooBaSkill em considerar a diversidade de seus potenciais praticantes e adaptabilidade dos materiais.
O que embasou a experiência foi o trabalho em rede, colaborativo, desde as articulações institucionais, as aproximações pessoais e as possibilidades da modalidade. Então, por trás da experiência, há esta mensagem a ser compartilhada, repercutida e apreendida.
Portanto, é possível tanto fazer o tipo de articulação realizada como espera-se que a passagem do professor Pascal e o FooBaSkill dê alguns frutos diversos, esperados e inesperados.
Além disso, cumpriu-se com o papel da Universidade, de intercâmbio, internacionalização, ensino e formação de pessoas e o pilar da cultura e extensão universitária. De alguma forma, esta experiência sintetiza as várias frentes de atuação que representam há alguns anos o trabalho do Prodhe.
Em ago/19, o CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo) recebeu uma oficina de FooBaSkill – modalidade esportiva que mistura habilidades do basquete e futebol -, ministrada pelo professor suíço Pascal Roserens, cocriador do jogo.
Desde então, cogitou-se a possibilidade de um intercâmbio para um tempo maior de desenvolvimento das atividades em São Paula. Em 2022, foi elaborado, apresentado e aprovado o projeto na Suíça. No 2o semestre de 2023 foram realizadas oficinas, aulas, eventos para públicos diversos na Grande São Paulo.
O PRODHE (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte) dedicou-se a este projeto por compreender que: modalidades esportivas alternativas propiciam oportunidades e escolhas para vidas+ativas; o mesmo só ocorreria com uma articulação em rede; o conteúdo da modalidade e a postura do professor agregariam em todas as relações estabelecidas.
O primeiro passo foi apoiar o projeto de intercâmbio, mobilizando inicialmente o CEPEUSP, a REMS (Rede Esporte pela Mudança Social) e a SME (Secretaria Municipal de Educação), que providenciaram cartas e se comprometeram a realizar ações com o professor e o FooBaSkill. Após a aprovação do projeto, o PRODHE ficou responsável por articular contatos e aproximações do Pascal com potenciais parceiros. Neste processo, algumas ações em destaque: aulas com crianças, adolescentes, jovens e adultos de cursos do Cepeusp e Sesc Pinheiros; curso para 40 professores da rede de ensino municipal; aulas em disciplinas de cursos de Educação Física da USP; formação com educadoras(es) da Fundação Casa; aulas em ONGs associadas da REMS, em escolas municipais, em uma escola cooperativa; desafios entre equipes universitárias de futebol e basquete.
Vale mencionar que, sempre que possível, a intenção do Pascal era conhecer primeiro o local, os grupos, como o educador(a) realizava sua aula, sentir a “energia”, para depois preparar a aula mais adequada ao grupo e seus objetivos. Quando não era possível, uma conversa no início das aulas auxiliava nesta adaptação.
Na maior parte das aulas/visitas, o trabalho foi coletivo, articulação, conversa, entendimento do que poderia ser feito, realização e feedback.
Em relação ao FooBaSkill em si, o texto referencial pode ser baixado em: https://foobaskill.com/wp-content/uploads/2019/12/FooBaSKILL_Portugues.pdf
Foi uma oportunidade do PRODHE relacionar-se com parceiros antigos e novos, intermediar uma ação que faz parte dos conceitos e metodologia de trabalho, planejar eventos da agenda 2023 com um diferencial. Houve a dedicação de um tempo institucional, mas estava claro que era uma oportunidade única.
Um desafio foi a diferença cultural. Como houve uma construção coletiva e processual, estabeleceu-se uma relação de confiança com o Pascal para que ele percebesse a flexibilidade do método de trabalho. O resultado quantitativo (ago/set) mostra o acerto: aproximadamente 890 pessoas envolvidas, sendo aproximadamente 200 educadoras(es).
Qualitativamente, tivemos uma satisfação de quase 100% das pessoas, desde as que vieram curiosas e abertas à novidade até as desconfiadas. Estas puderam perceber a postura do Pascal de interesse sincero nas experiências educativas de cada um e a flexibilidade do FooBaSkill em considerar a diversidade de seus potenciais praticantes e adaptabilidade dos materiais.
O que embasou a experiência foi o trabalho em rede, colaborativo, desde as articulações institucionais, as aproximações pessoais e as possibilidades da modalidade. Então, por trás da experiência, há esta mensagem a ser compartilhada, repercutida e apreendida.
Portanto, é possível tanto fazer o tipo de articulação realizada como espera-se que a passagem do professor Pascal e o FooBaSkill dê alguns frutos diversos, esperados e inesperados.
Além disso, cumpriu-se com o papel da Universidade, de intercâmbio, internacionalização, ensino e formação de pessoas e o pilar da cultura e extensão universitária. De alguma forma, esta experiência sintetiza as várias frentes de atuação que representam há alguns anos o trabalho do Prodhe.
Nosso propósito é contribuir para democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil.