Circuito terapêutico!

De onde partimos

Atividade terapêutica, através de circuito de brincadeiras para criancas de 4 até 7 anos, que tinha hipótese diagnóstica de TDAH, TOD e outras questões comportamentais.

As crianças eram indicadas pelos técnicos de saúde mental da equipe multidisciplinar de caps infantojuvenil do bairro de Heliópolis. Era realizado circuito de brincadeiras, com regras estabelecidas e criadas pelas próprias crianças. Em diversos momentos, se realizava pausas ou quebras na atividade, provocando frustração, quando eles não sustentavam, era realizada uma roda de conversa para discussão das regras e a importância delas. Algumas crianças entravam em crise e outros membros da equipe, como por exemplo o médico psiquiatra analisava até que ponto era necessário a terapia medicamentosa, porém na maioria das vezes se notava a melhora, através das regras do circuito.

Um grande resultado foi a diminuição de terapia medicamentosa ou ajuste através dessa atividade terapêutica. O desafio era os responsáveis e colegas da área escolar manter as orientações pertinentes de regras.

Não só é possível, como tive a oportunidade de discutir e orientar professores da rede municipal de educação, através de fórum de saúde e educação, a observar e orientar melhor os seus alunos, entendendo possíveis crises e manejo de cuidado na aula de Educação Física.

De onde partimos

Atividade terapêutica, através de circuito de brincadeiras para criancas de 4 até 7 anos, que tinha hipótese diagnóstica de TDAH, TOD e outras questões comportamentais.

O que e como fizemos

As crianças eram indicadas pelos técnicos de saúde mental da equipe multidisciplinar de caps infantojuvenil do bairro de Heliópolis. Era realizado circuito de brincadeiras, com regras estabelecidas e criadas pelas próprias crianças. Em diversos momentos, se realizava pausas ou quebras na atividade, provocando frustração, quando eles não sustentavam, era realizada uma roda de conversa para discussão das regras e a importância delas. Algumas crianças entravam em crise e outros membros da equipe, como por exemplo o médico psiquiatra analisava até que ponto era necessário a terapia medicamentosa, porém na maioria das vezes se notava a melhora, através das regras do circuito.

Resultados e aprendizagens

Um grande resultado foi a diminuição de terapia medicamentosa ou ajuste através dessa atividade terapêutica. O desafio era os responsáveis e colegas da área escolar manter as orientações pertinentes de regras.

Experiência obtida

Não só é possível, como tive a oportunidade de discutir e orientar professores da rede municipal de educação, através de fórum de saúde e educação, a observar e orientar melhor os seus alunos, entendendo possíveis crises e manejo de cuidado na aula de Educação Física.

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