O SESC SP tem como programa de exercícios físicos a Ginástica Multifuncional (GMF). Esse programa tem como objetivo oferecer uma prática adequada à expectativa e estilo de vida de cada aluno, com exercícios que promovam o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por meio de treinos individuais e aulas em grupo.
Nesse relato, iremos trazer a experiência das aulas em grupo com os alunos matriculados no programa de GMF da unidade Vila Mariana. Esses alunos são desde adolescentes (a partir de 12 anos) até idosos.
Desde o início da implantação do programa de GMF na unidade Vila Mariana em 2016, as aulas em grupo são oferecidas diariamente aos alunos através de um cardápio variado de temas com os seguintes objetivos:
– Desenvolver as capacidades físicas (força, resistência cardiovascular, coordenação, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e velocidade) e as habilidades motoras (correr, saltar, pular, etc);
– Promover uma maior interação e sociabilização entre os alunos;
– Possibilitar o conhecimento de diferentes elementos culturais (esporte, dança, lutas, yoga);
– Oferecer momentos de práticas educativas que possam contribuir com o bem-estar e qualidade de vida, como por exemplo prevenção de quedas e fortalecimento de assoalho pélvico.
Não utilizamos nenhuma avaliação formal de resultado, porém os relatos dos alunos são positivos e o alto número de participantes, a permanência, o interesse e o envolvimento nas práticas sugeridas nos mostram que eles estão encontrando respostas afetivas positivas e prazer na realização das aulas em grupo.
As aulas em grupo oferecem possibilidades de aprendizagem que não estariam presentes no treino individual. No grupo, o processo de aprendizagem se desenvolve a partir da relação com o outro e com o vínculo que é estabelecido entre o grupo e o educador, ajudando na percepção positiva da aula, bem como no comprometimento do aluno com a prática regular de atividade física.
Acreditamos que a construção de um cardápio variado de aulas com sentido e significado, e que ajudem o indivíduo estabelecer uma relação de pertencimento ao grupo são elementos-chaves para motivar os alunos e ajudá-los a estabelecer uma relação de prazer com a atividade física.
O SESC SP tem como programa de exercícios físicos a Ginástica Multifuncional (GMF). Esse programa tem como objetivo oferecer uma prática adequada à expectativa e estilo de vida de cada aluno, com exercícios que promovam o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por meio de treinos individuais e aulas em grupo.
Nesse relato, iremos trazer a experiência das aulas em grupo com os alunos matriculados no programa de GMF da unidade Vila Mariana. Esses alunos são desde adolescentes (a partir de 12 anos) até idosos.
Desde o início da implantação do programa de GMF na unidade Vila Mariana em 2016, as aulas em grupo são oferecidas diariamente aos alunos através de um cardápio variado de temas com os seguintes objetivos:
– Desenvolver as capacidades físicas (força, resistência cardiovascular, coordenação, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e velocidade) e as habilidades motoras (correr, saltar, pular, etc);
– Promover uma maior interação e sociabilização entre os alunos;
– Possibilitar o conhecimento de diferentes elementos culturais (esporte, dança, lutas, yoga);
– Oferecer momentos de práticas educativas que possam contribuir com o bem-estar e qualidade de vida, como por exemplo prevenção de quedas e fortalecimento de assoalho pélvico.
Não utilizamos nenhuma avaliação formal de resultado, porém os relatos dos alunos são positivos e o alto número de participantes, a permanência, o interesse e o envolvimento nas práticas sugeridas nos mostram que eles estão encontrando respostas afetivas positivas e prazer na realização das aulas em grupo.
As aulas em grupo oferecem possibilidades de aprendizagem que não estariam presentes no treino individual. No grupo, o processo de aprendizagem se desenvolve a partir da relação com o outro e com o vínculo que é estabelecido entre o grupo e o educador, ajudando na percepção positiva da aula, bem como no comprometimento do aluno com a prática regular de atividade física.
Acreditamos que a construção de um cardápio variado de aulas com sentido e significado, e que ajudem o indivíduo estabelecer uma relação de pertencimento ao grupo são elementos-chaves para motivar os alunos e ajudá-los a estabelecer uma relação de prazer com a atividade física.
Nosso propósito é contribuir para democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil.