Estamos no contexto de que atualmente o “tik Tok” está presente na vida de muitas pessoas da sociedade. E dentre de todos os conteúdos e temas que encontramos, vemos estar presente no cotidiano das crianças, as Dancinhas: Dancinhas do Tik Tok, e esse sim, é um conteúdo voltado para maiores idades. Vimos então muitas crianças consumindo e reproduzindo este conteúdo de teor sexual (tanto as músicas, quantas as danças tem uma conotação sexual). Nas aulas os educandos pediam com frequência dancinhas do Tik Tok, porque é inegável que as crianças gostam muito dessa rede), e a partir disso, pensei em estratégias para aplicar as dancinhas no “Dia do Desafio” mas de uma forma mais apropriada para as crianças, ou seja, usando músicas infantis, e passos de dança que não traz a sexualização, trazendo outra perspectiva das dancinhas do Tik Tok.
O objetivo era trazer para as crianças uma perspectiva diferente das Dancinhas do Tik Tok, trazendo de forma prática e lúdica, que as dancinhas podem ser não sexualizadas e divertidas ao mesmo tempo.
Foram estabelecidas estratégias, como: trazer a experiência no “Dia do Desafio”, porque haveria o fator motivacional “te desafio” (e as crianças não resistem), músicas infantis e super agitadas, e sequência de passos de dança feitos de forma autoral. A duração da aula foi de um dia / 1h para cada turma (totalizando 4 horas). Os materiais utilizados foram: som, playlist no celular e salão (espaço de teatro). As referências utilizadas foram as danças da rede social Tik Tok.
Os desafios seriam: se as crianças iriam aderir as dancinhas autoral, pois as dancinhas do Tik Tok é a mesma coreografia para todos, então era só por a música que eles saberiam dançar… Porém, o objetivo era passar outras músicas e outras coreografias, e teve sim crianças que não gostaram da ideia pois aquilo que eu estava passando “não era Tik Tok”, então no início, houve sim uma resistência das crianças.
Em um núcleo passei está aula em um dia específico, com os materiais disponibilizados, e com a estratégia do fator motivacional “Desafio”, isso fez com que as crianças mesmo resistindo no início, participassem até o final; porém em outro núcleo, tentei reproduzir a mesma aula e não funcionou pois, não havia sido disponibilizado os materiais necessários, a maioria das crianças não tinham muito contato com o tik Tok pois não tinham celular, o clima estava chuvoso, e o humor e a energia dos educandos estavam super baixos, isso fez com que nenhum aderissem a aula proposta.
Está proposta para ser reproduzida em outros locais, precisa de muita organização e planejamento do objetivo, pois, precisa saber e entender o público que está presente; passei a experiência em dois núcleos, e em um núcleo não deu certo, pois faltou muitos recursos que deveriam ser pensando bem antes do dia da aula e isso interfere principalmente no público alvo.
A dica seria trabalhar sobre o tik Tok, por um tempo (1 mês etc.) Pois é algo muito presente na vida das crianças elas consomem e reproduzem, o que está sujeito a muita exibição das crianças em sociedade, e isso pode chamar atenção de pessoas muito mal intencionadas, pensando nisso podemos então adaptar as danças, e as músicas em nossas aulas e fazer com que elas as reproduzam com mais frequência, do que as outras dancinhas.
Estamos no contexto de que atualmente o “tik Tok” está presente na vida de muitas pessoas da sociedade. E dentre de todos os conteúdos e temas que encontramos, vemos estar presente no cotidiano das crianças, as Dancinhas: Dancinhas do Tik Tok, e esse sim, é um conteúdo voltado para maiores idades. Vimos então muitas crianças consumindo e reproduzindo este conteúdo de teor sexual (tanto as músicas, quantas as danças tem uma conotação sexual). Nas aulas os educandos pediam com frequência dancinhas do Tik Tok, porque é inegável que as crianças gostam muito dessa rede), e a partir disso, pensei em estratégias para aplicar as dancinhas no “Dia do Desafio” mas de uma forma mais apropriada para as crianças, ou seja, usando músicas infantis, e passos de dança que não traz a sexualização, trazendo outra perspectiva das dancinhas do Tik Tok.
O objetivo era trazer para as crianças uma perspectiva diferente das Dancinhas do Tik Tok, trazendo de forma prática e lúdica, que as dancinhas podem ser não sexualizadas e divertidas ao mesmo tempo.
Foram estabelecidas estratégias, como: trazer a experiência no “Dia do Desafio”, porque haveria o fator motivacional “te desafio” (e as crianças não resistem), músicas infantis e super agitadas, e sequência de passos de dança feitos de forma autoral. A duração da aula foi de um dia / 1h para cada turma (totalizando 4 horas). Os materiais utilizados foram: som, playlist no celular e salão (espaço de teatro). As referências utilizadas foram as danças da rede social Tik Tok.
Os desafios seriam: se as crianças iriam aderir as dancinhas autoral, pois as dancinhas do Tik Tok é a mesma coreografia para todos, então era só por a música que eles saberiam dançar… Porém, o objetivo era passar outras músicas e outras coreografias, e teve sim crianças que não gostaram da ideia pois aquilo que eu estava passando “não era Tik Tok”, então no início, houve sim uma resistência das crianças.
Em um núcleo passei está aula em um dia específico, com os materiais disponibilizados, e com a estratégia do fator motivacional “Desafio”, isso fez com que as crianças mesmo resistindo no início, participassem até o final; porém em outro núcleo, tentei reproduzir a mesma aula e não funcionou pois, não havia sido disponibilizado os materiais necessários, a maioria das crianças não tinham muito contato com o tik Tok pois não tinham celular, o clima estava chuvoso, e o humor e a energia dos educandos estavam super baixos, isso fez com que nenhum aderissem a aula proposta.
Está proposta para ser reproduzida em outros locais, precisa de muita organização e planejamento do objetivo, pois, precisa saber e entender o público que está presente; passei a experiência em dois núcleos, e em um núcleo não deu certo, pois faltou muitos recursos que deveriam ser pensando bem antes do dia da aula e isso interfere principalmente no público alvo.
A dica seria trabalhar sobre o tik Tok, por um tempo (1 mês etc.) Pois é algo muito presente na vida das crianças elas consomem e reproduzem, o que está sujeito a muita exibição das crianças em sociedade, e isso pode chamar atenção de pessoas muito mal intencionadas, pensando nisso podemos então adaptar as danças, e as músicas em nossas aulas e fazer com que elas as reproduzam com mais frequência, do que as outras dancinhas.
Nosso propósito é contribuir para democratizar o acesso ao esporte e à atividade física no Brasil.