Alfabetização dentro das Artes Marciais

De onde partimos

A Fundação Gol de Letra proporciona momentos de interação, lazer e esportes de não rendimento na comunidade da Vila Albertina, localizada na região periférica da zona norte de São Paulo. No início do ano de 2022, foi introduzida a oficina de Apoio e Aprendizagem integrado aos esportes que são fornecidos em nosso Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED). Sentimos a necessidade de incluir a leitura e a escrita em nossas atividades, devido à algumas demandas de educandos com dificuldades em leitura, escrita e interpretação de texto.

Com a intuito de contribuir para a desenvolvimento da leitura e a escrita dos nossos educandos, a oficina proporciona momentos de roda de conversa, roda de leitura, livros, gibis, revistas, atividades que possibilitam a escrita, leitura e a criatividade.

Utilizamos esses recursos para sondar quais as particularidades e dificuldades que os educandos apresentam em relação a linguagem oral e escrita.

Com o objetivo de contribuir para a formação de um sujeito crítico com conhecimentos de seus direitos e deveres na sociedade, aplicamos atividades que estimularam a leitura, escrita, conhecimentos gerais, ampliação do vocabulário escrito e oral, e que despertaram o gosto pela busca de novos conhecimentos e informações. A oficina de Apoio e Aprendizagem está integrada a modalidade esportiva de Karatê, que foi introduzida no início do ano letivo de 2023, em uma das nossas escolas parceiras, a Escola Doutor Sócrates Brasileiro. No momento, nosso público-alvo, são os educandos do 2ºano do fundamental 1, sendo, 15 educandos do 2º ano A e 15 educandos do 2º B, totalizando 30 atendidos pelo projeto, tendo o foco nas necessidades e particularidades de cada um dos nossos atendidos nas questões de leitura e escrita.

Apesar de ter sido um desafio, o projeto ocorreu de forma orgânica, uma vez que a gestão escolar foi um grande facilitador nesse processo. Hoje, colhemos frutos de uma pequena semente que ainda está em desenvolvimento, mas podemos observar dentro das modalidades que trabalhamos, educandos com mais interesse na leitura

e na escrita, ampliação de vocabulário e ampliação de conhecimentos gerais. Coletamos essas informações, através de um dos nossos indicadores que é a roda de conversa. Nossos educandos, trazem experiências significativas que vivenciam dentro e fora da Fundação Gol de Letra.

A união da oficina de apoio e aprendizagem com a oficina de karatê inicialmente teve como objetivo desenvolver de forma integral crianças de 7 a 8 anos que estavam inseridas na comunidade escolar na qual atendemos, porém através das outras vivências que essas oficinas tiveram com as demais faixas etárias e locais que a fundação atende foi possível observar retorno positivo dos educandos referente ao seu desenvolvimento psicopedagógico, dessa forma acreditamos que seja possível a aplicação dessa experiência em outros cenários. Através de metodologias ativas foi possível compreender o histórico que cada educando carrega e auxiliá-lo para que ele seja o próprio protagonista de seu aprendizado facilitando o desenvolvimento de autonomia e a compreensão do que é transmitido.

De onde partimos

A Fundação Gol de Letra proporciona momentos de interação, lazer e esportes de não rendimento na comunidade da Vila Albertina, localizada na região periférica da zona norte de São Paulo. No início do ano de 2022, foi introduzida a oficina de Apoio e Aprendizagem integrado aos esportes que são fornecidos em nosso Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED). Sentimos a necessidade de incluir a leitura e a escrita em nossas atividades, devido à algumas demandas de educandos com dificuldades em leitura, escrita e interpretação de texto.

Com a intuito de contribuir para a desenvolvimento da leitura e a escrita dos nossos educandos, a oficina proporciona momentos de roda de conversa, roda de leitura, livros, gibis, revistas, atividades que possibilitam a escrita, leitura e a criatividade.

Utilizamos esses recursos para sondar quais as particularidades e dificuldades que os educandos apresentam em relação a linguagem oral e escrita.

O que e como fizemos

Com o objetivo de contribuir para a formação de um sujeito crítico com conhecimentos de seus direitos e deveres na sociedade, aplicamos atividades que estimularam a leitura, escrita, conhecimentos gerais, ampliação do vocabulário escrito e oral, e que despertaram o gosto pela busca de novos conhecimentos e informações. A oficina de Apoio e Aprendizagem está integrada a modalidade esportiva de Karatê, que foi introduzida no início do ano letivo de 2023, em uma das nossas escolas parceiras, a Escola Doutor Sócrates Brasileiro. No momento, nosso público-alvo, são os educandos do 2ºano do fundamental 1, sendo, 15 educandos do 2º ano A e 15 educandos do 2º B, totalizando 30 atendidos pelo projeto, tendo o foco nas necessidades e particularidades de cada um dos nossos atendidos nas questões de leitura e escrita.

Resultados e aprendizagens

Apesar de ter sido um desafio, o projeto ocorreu de forma orgânica, uma vez que a gestão escolar foi um grande facilitador nesse processo. Hoje, colhemos frutos de uma pequena semente que ainda está em desenvolvimento, mas podemos observar dentro das modalidades que trabalhamos, educandos com mais interesse na leitura

e na escrita, ampliação de vocabulário e ampliação de conhecimentos gerais. Coletamos essas informações, através de um dos nossos indicadores que é a roda de conversa. Nossos educandos, trazem experiências significativas que vivenciam dentro e fora da Fundação Gol de Letra.

Experiência obtida

A união da oficina de apoio e aprendizagem com a oficina de karatê inicialmente teve como objetivo desenvolver de forma integral crianças de 7 a 8 anos que estavam inseridas na comunidade escolar na qual atendemos, porém através das outras vivências que essas oficinas tiveram com as demais faixas etárias e locais que a fundação atende foi possível observar retorno positivo dos educandos referente ao seu desenvolvimento psicopedagógico, dessa forma acreditamos que seja possível a aplicação dessa experiência em outros cenários. Através de metodologias ativas foi possível compreender o histórico que cada educando carrega e auxiliá-lo para que ele seja o próprio protagonista de seu aprendizado facilitando o desenvolvimento de autonomia e a compreensão do que é transmitido.

Veja também

Logos
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo