A Didática e os sistemas táticos do basquete: Sentido e Significado na aprendizagem

De onde partimos

As formações continua proposta pela coordenadora pedagógica me levou a reflexão sobre os métodos utilizados e como eu poderia ampliar as minhas estratégias para além do método expositivo que eu utilizava nas aulas. Resolvi então incluir no meu planejamento os recursos visuais como lousa e vídeos para estimular os diferentes canais de aprendizagem dos alunos e alunas. Realizei as atividades com as turmas de 11 e 12 e 13 a 15 anos na modalidade basquete, onde ministro aula uma vez por semana de manhã e a tarde com uma média de 15 à 25 alunos com a aula de 1h30 de duração no projeto Vida Corrida.

Realizei o planejamento pensando em 16 aulas com o tema: Basquete e os diferentes sistemas táticos. Durante as primeiras aulas fiz um mapeamento diagnóstico para identificar o que e quais os sistemas táticos os alunos conheciam. A partir das respostas dividi a aula em alguns momentos, utilizando vídeos curtos ilustrativos sobre os sistemas táticos, rodas de conversas, a lousa para que os alunos decidissem em pequenos grupos qual sistema tático iriam utilizar, a vivência pratica e avaliação. Sempre usando a construção coletiva como um elemento prioridade da aula, promovendo o envolvimento e a participação efetiva das alunas e alunos.

Por ser uma experiência nova , no começo foi bem desafiador, por mudar a rotina da aula, pois os alunos estavam acostumados só com a pratica das atividades. A utilização dos vídeos e lousa permitiu que os alunos com o tempo ficassem mais atentos e envolvidos nas atividades. Mesmo quando estavam aguardando para jogar eles observavam os grupos que estavam jogando e comentavam comigo o que estava dando certo e o que qual estratégia precisava ser modificada, tanto nos pequenos times quanto na roda com o grupo todo.
Conseguimos explorar os sistemas táticos em espaços reduzidos com mini quadras e usando algumas regras oficiais na quadra toda. Eu percebi o quanto o envolvimento e motivação dos alunos foi diferente no decorrer das aulas, inclusive fazendo sugestões e tirando dúvidas em relação aos sistemas táticos de defesa e ataque.

Essa experiência me ajudou muito a compreender o quanto é importante sair da zona de conforto e me desafiar a usar outros recursos além da voz, percebi uma economia de energia e o envolvimento dos alunos. Uma experiência muito possível de ser aplicada a qualquer modalidade e podendo ser possível inclusive usar cartões ilustrativos ao invés de vídeo. O planejamento e registro aula a aula são fundamentais para a construção e ajustes da aula a aula.

De onde partimos

As formações continua proposta pela coordenadora pedagógica me levou a reflexão sobre os métodos utilizados e como eu poderia ampliar as minhas estratégias para além do método expositivo que eu utilizava nas aulas. Resolvi então incluir no meu planejamento os recursos visuais como lousa e vídeos para estimular os diferentes canais de aprendizagem dos alunos e alunas. Realizei as atividades com as turmas de 11 e 12 e 13 a 15 anos na modalidade basquete, onde ministro aula uma vez por semana de manhã e a tarde com uma média de 15 à 25 alunos com a aula de 1h30 de duração no projeto Vida Corrida.

O que e como fizemos

Realizei o planejamento pensando em 16 aulas com o tema: Basquete e os diferentes sistemas táticos. Durante as primeiras aulas fiz um mapeamento diagnóstico para identificar o que e quais os sistemas táticos os alunos conheciam. A partir das respostas dividi a aula em alguns momentos, utilizando vídeos curtos ilustrativos sobre os sistemas táticos, rodas de conversas, a lousa para que os alunos decidissem em pequenos grupos qual sistema tático iriam utilizar, a vivência pratica e avaliação. Sempre usando a construção coletiva como um elemento prioridade da aula, promovendo o envolvimento e a participação efetiva das alunas e alunos.

Resultados e aprendizagens

Por ser uma experiência nova , no começo foi bem desafiador, por mudar a rotina da aula, pois os alunos estavam acostumados só com a pratica das atividades. A utilização dos vídeos e lousa permitiu que os alunos com o tempo ficassem mais atentos e envolvidos nas atividades. Mesmo quando estavam aguardando para jogar eles observavam os grupos que estavam jogando e comentavam comigo o que estava dando certo e o que qual estratégia precisava ser modificada, tanto nos pequenos times quanto na roda com o grupo todo.
Conseguimos explorar os sistemas táticos em espaços reduzidos com mini quadras e usando algumas regras oficiais na quadra toda. Eu percebi o quanto o envolvimento e motivação dos alunos foi diferente no decorrer das aulas, inclusive fazendo sugestões e tirando dúvidas em relação aos sistemas táticos de defesa e ataque.

Experiência obtida

Essa experiência me ajudou muito a compreender o quanto é importante sair da zona de conforto e me desafiar a usar outros recursos além da voz, percebi uma economia de energia e o envolvimento dos alunos. Uma experiência muito possível de ser aplicada a qualquer modalidade e podendo ser possível inclusive usar cartões ilustrativos ao invés de vídeo. O planejamento e registro aula a aula são fundamentais para a construção e ajustes da aula a aula.

Veja também

Logos
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo