Sobre

A Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil e a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, têm o prazer de apresentar a metodologia “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”, que entre 2014 e 2017 já realizou o total de 25 capacitações nas cinco macrorregiões do Brasil e em Moçambique, certificando mais de 500 professores, educadores e treinadores esportivos.

Crianças no treino social
Crianças no treino social

Baseada na abordagem da pedagogia do esporte, o Treino Social estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças e jovens através da prática esportiva. Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

A metodologia

Considerando criar espaços que possibilitem a transformação de paradigmas do ensino do esporte e da educação física escolar, a metodologia disponibiliza um conjunto de práticas e ferramentas para profissionais que atuam tanto em Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), escolas formais, iniciação esportiva, clubes de futebol, programas governamentais (municípios, estados e união), iniciativas privadas, entre outros. Sua utilização é recomendada para qualquer manifestação esportiva, seja rendimento, educacional ou participação.

As capacitações possuem chancela da Federação Alemã de Futebol (DFB) e apoio da Universidade do Esporte da Alemanha – DSHS, com sede na cidade de Colônia (Alemanha). O Treino Social também dispõe de dois guias complementares, sendo um para utilização da metodologia em Modalidades Esportivas Coletivas e outro para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Treino Social.

O Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, principal instância de gestão do Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), é formado por organizações do Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul; são elas: Ajax (Distrito Federal), Instituto Esporte Mais (Ceará), Panter (Amazonas), Associação Pró-Esporte e Cultura (São Paulo) e Instituto Atleta Bom de Nota (Paraná).

Parceria

A GIZ apresenta o desafio de disseminar a metodologia Treino Social no Brasil e a REMS, pela sua capilaridade e posicionamento ético-político, propõe uma parceria de apoio a este processo, por meio de ações de comunicação. Além disso, as organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, que tem como missão coordenar, implantar e monitorar o Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), são membros da REMS.