Sobre o evento

Esporte e transformação social caminham juntos. Com o objetivo de evidenciar a importância da prática de atividades físicas esportivas como fator de desenvolvimento humano e social, a Rede Esporte pela Mudança Social – REMS, o Serviço Social do Comércio – Sesc e o Instituto Ayrton Senna - IAS, em parceria com o Cepeusp/Prodhe e os parceiros institucionais da REMS, Nike e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promovem de 25 a 28/09/2018, a V Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social (V SIEMS).

Este evento faz parte da programação da Semana Move, promovida pelo Sesc-SP: uma ação realizada por organizações, escolas, clubes, ou pessoas motivadas para oferecer atividades de acesso livre para sua comunidade.

Nesta edição, a SIEMS tem como linha guia, além do esporte pela mudança social, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e destaca 3 das 5 áreas consideradas de importância crucial para a humanidade: Paz, Parcerias e Pessoas.

Objetivos do evento

Atrair visibilidade para a causa do esporte como fator de desenvolvimento humano, demonstrando a efetividade das ações que trabalham com este conceito, por meio de painéis, palestras e debates.

Reunir pessoas de referência em âmbito nacional e internacional para discutir temas atuais e desafios na área do esporte para a mudança social.

Promover oficinas de capacitação  sobre temas relevantes para aqueles que trabalham com o tema do esporte para o desenvolvimento humano

Sobre a REMS

Fundada em 2007, a REMS reúne 104 organizações no Brasil que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano, possui presença em 20 estados e mais de 200 municípios. Além do esporte pela mudança social, a rede e seus membros dialogam com diversos temas transversais, como cultura de paz, direitos humanos, saúde, família, diversidade, comunicação, gênero, raça, etnia, meio ambiente e inclusão de pessoas com deficiência.
Saiba mais: www.rems.org.br



Sobre o SESC - Serviço Social do Comércio

Mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Serviço Social do Comércio - Sesc é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. Saiba mais em: www.sesc.com.br



Sobre o Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu em novembro de 1994, para que crianças e jovens tenham oportunidade de desenvolver seus potenciais por meio da Educação de qualidade, em todo o Brasil. Saiba mais em: www.institutoayrtonsenna.org.br



Sobre o Cepeusp/ Prodhe

O Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - Cepeusp tem a finalidade de planejar, coordenar, executar e avaliar a prática de atividades físicas e esportivas de alunos, docentes, funcionários e respectivos dependentes da USP. O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte – Prodhe, oriundo de parceria entre a USP e o Instituto Ayrton Senna, tornou-se a partir de 2009 um programa mantido por meio do CEPEUSP. Este programa busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, por meio das atividades físicas e esportivas, possam promover o desenvolvimento humano e a cultura esportiva. Saiba mais em: www.cepe.usp.br