Principal evento de mobilização da REMS realizado bienalmente, traz luz às questões relevantes relacionadas ao tema do esporte para o desenvolvimento humano, com o objetivo de provocar discussões e reflexões, além de analisar as principais tendências do setor.
Esporte e transformação social caminham juntos. Com o objetivo de evidenciar a importância da prática de atividades físicas esportivas como fator de desenvolvimento humano e social, a REMS, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, promoveu, de 30/11 a 2/12/2016, a IV Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social (SIEMS).
Diversos temas foram abordados, como a lei geral do Esporte, Mulheres e Meninas no Esporte, Esporte pela Paz, entre outros. Além dos painéis, a Semana contou também com duas oficinas práticas: Treino Social (apresentação e vivência de uma metodologia esportiva para a formação integral, justa e para toda a vida de crianças e adolescentes) e Pedagogia da Emergência (composta por jogos, brincadeiras e ritmos em grupo que fazem com que as crianças e jovens traumatizados pela guerra, catástrofes naturais ou civis encontrem caminhos para expressarem sua dores, problemas e buscar soluções).
A REMS desenvolveu uma plataforma chamada “Mais Esporte Brasil”, que tem a intenção de informar e engajar sobre o “movimento” em prol de uma nova cultura esportiva brasileira, englobando a criação de um sistema nacional de esporte, aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte, implantação de programas para todas as populações (crianças, jovens, adultos e idosos), entre outras causas que são da rede e de seus parceiros.
O conteúdo inicialmente apresentado foi produzido a partir das apresentações realizadas no II Seminário Esporte e Desenvolvimento Humano, que fez parte da III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social em novembro de 2014. A plataforma compartilha experiências nacionais e internacionais na área do esporte para desenvolvimento humano e aponta caminhos possíveis para o incremento de programas e políticas de lazer ativo, atividade física e esporte no Brasil.