Principal evento de mobilização da REMS realizado bienalmente, traz luz às questões relevantes relacionadas ao tema do esporte para o desenvolvimento humano, com o objetivo de provocar discussões e reflexões, além de analisar as principais tendências do setor.
São Paulo sediou, entre os dias 26 e 29 de novembro de 2014, a III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social, realizada pela REMS, Sesc, PRODHE, Pnud, Instituto Ayrton Senna e CEPEUSP. O objetivo neste período foi evidenciar a importância da prática de atividades físicas como fator de desenvolvimento humano, por meio de debates e oficinas.
Entre os destaques, o ex-jogador de futebol Raí abordou a mportância das cidades como espaço de efetivação das políticas esportivas e apresentou o relatório Cidades do Esporte, desenvolvido pela Atletas pelo Brasil, que fez um diagnóstico do esporte nas 12 cidades sede da Copa 2014. Além dele, personalidades internacionais do meio, como a vice-presidente da International Physical Literacy Association, Melanie Mckee; e Richard Way, presidente da International Sport for LifeSociety no Canadá participaram com palestras.
Nos dois últimos dias de evento, foram realizadas oficinas de Tchoukball, Tênis e Futebol de Rua. A primeira oficina se focou em educadores e professores e, a segunda, que aconteceu na Praça da Sé, foi aberta ao público em geral.
A REMS desenvolveu uma plataforma chamada “Mais Esporte Brasil”, que tem a intenção de informar e engajar sobre o “movimento” em prol de uma nova cultura esportiva brasileira, englobando a criação de um sistema nacional de esporte, aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte, implantação de programas para todas as populações (crianças, jovens, adultos e idosos), entre outras causas que são da rede e de seus parceiros.
O conteúdo inicialmente apresentado foi produzido a partir das apresentações realizadas no II Seminário Esporte e Desenvolvimento Humano, que fez parte da III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social em novembro de 2014. A plataforma compartilha experiências nacionais e internacionais na área do esporte para desenvolvimento humano e aponta caminhos possíveis para o incremento de programas e políticas de lazer ativo, atividade física e esporte no Brasil.