Nossas Ações

Semana internacional do esporte pela mudança social (SIEMS)

Principal evento de mobilização da REMS realizado bienalmente, traz luz às questões relevantes relacionadas ao tema do esporte para o desenvolvimento humano, com o objetivo de provocar discussões e reflexões, além de analisar as principais tendências do setor.

I Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (2009)

Com o objetivo de divulgar casos de uso do esporte na melhoria das condições de vida de comunidades, o Brasil sediou um encontro mundial para discutir o papel do esporte no desenvolvimento econômico e social. A 1ª SIEMS foi realizada em SP de 3 a 6 de novembro de 2009. Este evento foi uma iniciativa conjunta da REMS, Unilever, Sesc, J. Leiva, em parceria com o PNUD e a Nike e com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association).

Uma das atividades realizadas foi um workshop sobre a promoção dos valores humanos por meio do esporte, promovido pelo PNUD. A ação ajudou na composição do RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) do Brasil, cujo tema central foi “valores”. A Semana contou ainda com a presença de atletas e personalidades, como Auma Obama, diretora da REMS na África e coordenadora dos principais projetos de esporte pela mudança social no Quênia. Além do workshop, aconteceram também a “Feira de projetos de inclusão produtiva na cadeia do esporte” e discussões sobre os temas “Lei de Incentivo ao Esporte” e “Legado social de eventos esportivos e instalações sustentáveis”, dentre outras atividades.

Resultados

  • Realização de 4 Semanas Internacionais do Esporte Pela Mudança Social. Os eventos mobilizaram educadores, gestores de organizações, gestores públicos e a sociedade para a importância do esporte para desenvolvimento.
  • Participação de representantes de diversos lugares do mundo, além do Brasil: Irlanda do Norte, Canadá, África, entre outros.
  • Atividades variadas, como palestras, worskhops, rodas de diálogos, oficinas práticas e seminários.

Plataforma mais esporte brasil

A REMS desenvolveu uma plataforma chamada “Mais Esporte Brasil”, que tem a intenção de informar e engajar sobre o “movimento” em prol de uma nova cultura esportiva brasileira, englobando a criação de um sistema nacional de esporte, aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte, implantação de programas para todas as populações (crianças, jovens, adultos e idosos), entre outras causas que são da rede e de seus parceiros.

O conteúdo inicialmente apresentado foi produzido a partir das apresentações realizadas no II Seminário Esporte e Desenvolvimento Humano, que fez parte da III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social em novembro de 2014. A plataforma compartilha experiências nacionais e internacionais na área do esporte para desenvolvimento humano e aponta caminhos possíveis para o incremento de programas e políticas de lazer ativo, atividade física e esporte no Brasil.