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REMS em audiência sobre Plano Nacional do Desporto

10 de maio de 2022

No dia de hoje, 10/05/2022, a REMS, representada por Cauan Felipe, membro do Conselho de Representantes da rede, participou de Mesa Redonda em atenção ao Requerimento nº 01/2022, de autoria do Deputado Afonso Hamm, para debater o Plano Nacional do Desporto (clique para ler o PL na íntegra).

Confira um resumo dos principais pontos apresentados pela REMS:

 

  1. os resultados considerados positivos no esporte devem levar em conta a evolução de cada atleta ou modalidade, dentro das suas especificidades. (metas 3.1, 3.2, 3.3, 3.4 e 3.5).

 

  1. o plano precisa detalhar melhor o caminho para termos bons resultados e ampliar a visão para além das estruturas físicas e materiais. (Capítulo I, item VIII do 3º artigo, meta 1.2, ação 2.1.2, e outras).

 

  1. deve-se ter maior foco na formação efetiva de professores, treinadores, gestores e todos os inúmeros profissionais que atuam no setor (ação 2.1.8), bem como na gestão de conhecimento e apoio ao desenvolvimento científico, fundamentais para um país que deseja ser uma referência esportiva (diretriz 2).

 

  1.     precisamos aproveitar este plano para que, aqueles que trabalham com esporte, especialmente onde o Estado não consegue chegar, tenham as mesmas condições para realizar o trabalho que sabem fazer, atrelados à Educação de Qualidade, redução de desigualdades e às ciências  (diretriz 2).

 

  1.     as metas do PND devem garantir a entrega do esporte para todas e todos em nosso país, como direito garantido na Constituição, considerando ações específicas para combater as questões de desigualdades (capitulo 1, artigo 2º).

 

  1. precisamos pensar em metas concretas que apresentem as mais diversas modalidades esportivas e, principalmente, promovam o movimento desde os primeiros anos da infância (diretriz 2).

 

  1. o plano deve apresentar programas que capacitem pedagogos de todo país para colocarem seus alunos em movimento durante um período mínimo semanal ou planejarem atividades interdisciplinares, utilizando o esporte como uma ferramenta de ensino (diretriz 2).

 

  1.     precisamos mudar o paradigma de que o esporte de qualidade e como lazer é algo para poucos. Trata-se de um direito e, portanto, deve ser disponibilizado para toda a população, independente de cor, gênero, classe social e local que vive (capítulo 1, artigo 2º).

 

  1.     é imprescindível que o Plano Nacional do Desporto direcione claramente como serão geridos os recursos do Estado, priorizando investimento e esforço público para a democratização do Esporte (capítulo 1, artigo 3º).

A REMS se colocou à disposição para futuras conversas e seguir colaborando para que todas e todos tenham acesso ao esporte em nosso país.

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