Programação GIZ 2018

WhatsApp Image 2018-05-21 at 11.46.02

A Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Grupo de Trabalho Treino Social Brasil e a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, fecham parceria também em 2018 e oferecem a metodologia “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”. O início da parceria entre a REMS e a GIZ se deu com um convite a rede para colaborar com o evento “MEGA ↔ SUSTENTABILIDADE”, realizado em 2016 e, desde então, a parceria permanece.

A GIZ apresenta o desafio de disseminar a metodologia Treino Social no Brasil e a REMS, pela sua capilaridade e posicionamento ético-político, propõe uma parceria de apoio a este processo, por meio de ações de comunicação. Além disso, as organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, que tem como missão coordenar, implantar e monitorar o Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), são membros da REMS. O GT do Treino Social passou a fazer parte da estratégia da REMS para fomentar a disseminação e troca de conhecimento entre os membros.

A GIZ se responsabiliza por disponibilizar consultoria ao processo de disseminação do Treino Social, focando o trabalho no apoio à realização de novas capacitações da metodologia e suporte e orientação ao Grupo de Trabalho (GT – formado por membros da REMS), conduzindo, ainda, as atividades para os interesses de regionalização da Rede.

Baseada na abordagem da pedagogia do esporte, o Treino Social estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças e jovens através da prática esportiva. Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

Próximas Atividades

Nos dias 23 e 24 de maio, será a vez de Porto Velho (Rondônia) receber a capacitação Treino Social 14+, a Panter Escola de Futsal, responsável pela disseminação no Norte, articulou com a Faculdade Metropolitana, que sediará o evento. Nos dias 26 e 27 de maio, a Panter realizará a última capacitação do ciclo Norte, concluindo dessa maneira a abrangência em toda região. Será realizada em parceria com Faculdade Meta no Rio Branco (Acre)

No período de 01 a 15 de junho, estarão abertas as inscrições para o Prêmio Norte e Sul de implementação do Treino Social. Podem participar da iniciativa treinadores da região Norte e da Região Sul que fizeram o Treino Social 1 e/ou Treino Social 2. Serão dois editais, um para cada região.

No Período de 18 a 23 de junho será realizado o Segundo ToT Brasil, primeiro da região Norte. Inicialmente, a prioridade será os professores que foram selecionados no processo de capacitações Norte e Nordeste 2018. Em breve teremos mais notícias!

Capacitações

As capacitações possuem chancela da Federação Alemã de Futebol (DFB) e apoio da Universidade do Esporte da Alemanha – DSHS, com sede na cidade de Colônia (Alemanha). O Treino Social também dispõe de dois guias complementares, sendo um para utilização da metodologia em Modalidades Esportivas Coletivas e outro para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Treino Social.

O Grupo de Trabalho Treino Social Brasil, principal instância de gestão do Sistema de Disseminação do Treino Social (SDTS), é formado por organizações do Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul; são elas: Ajax (Distrito Federal), Instituto Esporte Mais (Ceará), Panter (Amazonas), Associação Pró-Esporte e Cultura (São Paulo) e Instituto Atleta Bom de Nota (Paraná).

Para saber mais

Comunidade: https://www.facebook.com/groups/treinosocial

Fanpage: https://www.facebook.com/treinosocial

Flickr: https://www.flickr.com/people/treinosocial/

YouTube: https://goo.gl/mNgfQc

Veja também

O esporte em defesa da vida

Manifesto e Agenda REMS 2030 – O Esporte em defesa da Vida

Pular para o conteúdo