Fundação EPROCAD um exemplo para o Brasil

66593 341471825948921 1833800062 n5B15D

Em 1986, é criado no município de Santana de Paranaíba um projeto de iniciação esportiva apoiado por um grupo composto por membros da sociedade, governo municipal e iniciativa privada, intitulado como EPROPAR (Esportes PRÓ Parnaíba), que nasce com uma proposta inovadora para os padrões locais com o foco principal no desenvolvimento de modalidades esportivas voltadas ao público jovem. Já em 1994, amplia gradativamente as suas atividades e passa assumir a condição “Fundação”, o projeto esportivo, com um corpo de conselheiros e diretoria legalmente instituídos, dá origem a Fundação EPROPAR.
Posteriormente no ano de 2001, foi re-organizada com novas linhas em sua missão e estatuto, denominada atualmente como Fundação Esportiva Educacional PRÓ Criança e Adolescente, ou simplesmente “Fundação EPROCAD” e o desenvolvimento do publico alvo passa a ser o objetivo principal da missão da instituição.
Missão: “Promover a formação de crianças e adolescentes, educando-os para o exercício consciente e crítico da cidadania, por meio do trinômio esporte, educação e cultura”
Visão: O presente plano de curso, tem o propósito de atingir um maior numero de educandos – dentro de um padrão de qualidade – sendo preparados para pensar, refletir, atuar, através de uma educação que dê ênfase ao campo dos valores, princípios, moral e ética.
Atual Presidente da Fundação EPROCAD a empresária Paula Cristina Ghirardello
163168 181486971872043 7828925 n
 A Fundação Esportiva Educacional PRÓ Criança e Adolescente (EPROCAD), está localizada no município de Santana de Parnaíba na região metropolitana de São Paulo-SP, tem como missão “Promover a formação integral de crianças e adolescentes, por meio do esporte, educação e cultura.” O trabalho desenvolvido visa atingir o publico proveniente de famílias sócio-economicamente desfavorecidas, oferecendo atividades que contribuam para o
desenvolvimento social.
Dentro de seus projetos, a Fundação EPROCAD busca atender as necessidades de crianças e adolescentes pautadas nos direitos previstos no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, como forma de prevenção da ociosidade e a marginalidade que eventualmente possam ser expostos. Oferece oportunidades de acesso a pratica
de atividades esportivas, educacionais e culturais que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida, dando suporte à família através da detecção de casos específicos, assim como orientações e encaminhamento para
atendimento especializado quando necessário.
FIFA – Football for Hope
O movimento Football for Hope (Futebol para Esperança) conduzido pela FIFA (Federation Internationale de Football Association) por meio de seu Departamento de Responsabilidade Social Coorporativa e streetfootballworld (uma Rede Global de organizações não governamentais que possuem o futebol como denominador comum para desenvolver ações). O objetivo do movimento Futebol para a Esperança é reunir e reforçar programas mundiais de desenvolvimento social e humano sustentáveis, nas áreas da promoção da paz, da saúde, combate ao racismo e integração social.
Esse movimento visa à inclusão de crianças e jovens, utilizando o futebol como instrumento para promover a participação e o diálogo. Espera-se com esta iniciativa, criar possibilidades para um futuro melhor por meio do futebol, utilizando seu poder de penetração nas mais variadas esferas sociais, políticas e econômicas da sociedade, contribuindo significativamente com os objetivos do milênio estabelecidos pela ONU (Organizações das Nações
Unidas) através de seus programas.
O projeto: Futebol “Uma nova visão do jogo”
A Fundação EPROCAD, desenvolve em parceria com a FIFA e Ministério do esporte, o projeto: Futebol “Uma nova visão do jogo”, que propõe oferecer através da prática desta modalidade sob uma perspectiva educativa, oportunidades de inclusão para crianças e jovens em situação risco social.
Este projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é freqüente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras, que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da partida. Um educador substitui a figura do árbitro e conduz as partidas mediando eventuais conflitos.
Existe uma contextualização antes, durante e depois de cada partida, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Nem sempre a equipe que faz o maior número de gols é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de gols.
A educação através do esporte se faz presente na metodologia, nos temas abordados, e nos debates mediados entre seus participantes. A partir daí surgem os questionamentos de suas próprias ações e reações, propiciando reflexões sobre a participação individual e coletiva, proporcionando uma condição ampla de aprendizagem do esporte (uma nova visão) condizente com a nossa missão institucional.
 foto 70475 250000011316 20121214101245
Vereador José Messias, que em 1986 idealizou o Projeto e conseguiu apoio e aprovação da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, assim como da Prefeitura e dos Empresários da Cidade,  para implantar as atividades esportivas neste Município, servindo de exemplo e inspiração para muitos outros Projetos Esportivos que teriam em seu foco a oportunidade aos “jovens com pendor natural ao esporte”.Ainda num empenho máximo por seu ideal, atuou com muita dedicação para a transformação do Projeto Municipal em Fundação, situação jurídica que o EPROCAD possui atualmente.
Iniciativas como a do Nobre Vereador José Messias, demonstram que a política muito pode realizar em benefício aos Jovens de nosso país, respeitando códigos de ética e o civismo que deveria permear grande parte dos políticos brasileiros.Durante todos os seus anos de atividade a Fundação EPROCAD atendeu milhares de jovens da Cidade de Santana de Parnaíba e tem planos audaciosos de expansão nos seus projetos esportivos. A cada ano tem conseguido mais apoio de seus colaboradores e alguns orgãos do Governo, que certificam-se da integridade e moralidade das atividades desempenhadas pela Fundação, assim como os inúmeros benefícios que ela traz na formação de Jovens.Enquanto os noticiários do país fazem manchete de jovens que atravessam desvios de comportamento e colocam em pânico a sociedade, a Fundação EPROCAD mostra um caminho promissor que cumpre seu papel como entidade com visão social.

foto16

A cidade de Santana de Parnaíba onde a Fundação EPROCAD está sediada deste 1986.

Veja também

O esporte em defesa da vida

Manifesto e Agenda REMS 2030 – O Esporte em defesa da Vida

Pular para o conteúdo