Edital Mais Esporte Brasil – parceria entre a REMS e o PNUD

Pela segunda vez, a REMS desenvolveu um edital em parceria com o PNUD, voltado aos membros da rede. Chamado de Mais Esporte Brasil, nome escolhido por meio de votação entre os membros da REMS, este edital faz parte dos esforços da rede e do PNUD para oferecer oportunidades de qualificação e fortalecimento institucional para os membros da REMS. Seu objetivo é difundir e ampliar o acesso à prática esportiva nos locais de funcionamento das organizações da REMS, apresentando uma oportunidade para estreitar laços entre organizações e comunidades.

Após análise de 12 propostas, as organizações selecionadas foram: IEMais CIEDS.

Conheça um pouquinho sobre cada organização e proposta enviada:

 

logo IEMais_

O Instituto Esporte Mais, criado em 2014, tem se posicionado como organização de fomento do esporte para o desenvolvimento humano na Região Nordeste, com a igualdade de gênero como um eixo central de atuação. Realizou e participou de eventos no Brasil, Argentina e Moçambique e é membro do Conselho do Desporto do Estado do Ceará e do Conselho Municipal da Mulher em Fortaleza.

A proposta encaminhada pelo IEMais prevê uma formação denominada “Nhanduti Esporte em Rede pela igualdade de gênero” e, sua realização será feita em parceria com o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte – PRODHE, do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), também membro da REMS.

A formação fundamenta‐se na aprendizagem experiencial, em que os participantes refletem sobre suas vivências e as transformam em novas aprendizagens mobilizando – organicamente – seus conhecimentos, valores e sentimentos. Nesta abordagem, os sujeitos atribuem sentido às suas experiências vividas revisitando‐as, refletindo sobre elas e planejando experiências futuras como meio de transformar sua atuação.

Esta formação tem como objetivo promover o incremento da qualidade dos programas/projetos esportivos infanto‐juvenis e, principalmente, gerar mais atratividade e oportunidades de participação de meninas, fomentando a criação de redes de multiplicadores capazes de explorar e disseminar o potencial das atividades esportivas na promoção da igualdade de gênero e proteção dos direitos da criança e do adolescente.

A formação é gratuita e acontecerá durante o mês de julho/2016 em 3 cidades no Ceará: Morada Nova, Sobral e Fortaleza. Ela será dividida em três momentos: Formação presencial (2 dias seguidos), Intervalo ativo e Encontro de celebração (festival).

Novo-logo-CIEDS

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, signatária do Pacto Global da ONU e com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, desenvolve projetos em todo o território nacional, em diferentes áreas como educação, saúde, esporte e cultura.

Para o edital Mais Esporte Brasil, o CIEDS propôs o curso de extensão “Esporte para o Desenvolvimento Humano”, que tem como objetivo apresentar uma nova possibilidade de atuação no esporte, com crianças e adolescentes, na área social.

O curso é gratuito e será oferecido na Universidade Anhanguera de Osasco. “Qualquer pessoa que tenha afinidade com causas relacionadas à infância, inclusão, esporte, educação ou líderes comunitários e profissionais que queiram compreender melhor como o esporte pode ser utilizado na transformação social, pode se inscrever”, afirma a gerente de projetos do CIEDS, Beatriz Faia.

Os participantes terão a oportunidade de atuar em um evento esportivo no Grêmio Esportivo Espada de Ouro, na comunidade Vila dos Remédios, em Osasco, após a formação. Neste local, o CIEDS atende 200 crianças e adolescentes com o projeto social Craque do Amanhã.

Veja também

Pular para o conteúdo